Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
De Sorocaba

Quem é o prefeito “tiktoker” que quer conquistar o estado de São Paulo

Prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga, aposta nas redes sociais
O prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga, aposta em estratégia focada nas redes sociais para ampliar popularidade. (Foto: Reprodução/Instagram Rodrigo Manga)

Ouça este conteúdo

Vídeos curtos, movimentos exagerados, caretas e tons de voz elevados. Tudo isso combinado dá uma baita receita de sucesso para um influencer. Mas também é o que tem ajudado o político Rodrigo Manga (Republicanos) a se projetar nacionalmente.

Prefeito de Sorocaba, ele está no comando deste município de São Paulo desde 2020, apesar de ter começado a entrar na boca do povo somente em 2024, quando se jogou de cabeça nas redes sociais para conquistar a reeleição. Seria ele o "Pablo Marçal" que acertou na estratégia?

Basta entrar no Instagram dele para entender melhor isso. Manga possui 2,2 milhões de seguidores na plataforma (sendo que, em julho passado, tinha apenas 429 mil). Para se ter ideia, a população de Sorocaba foi estimada em 757,4 mil pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no ano passado. Ou seja, seria como se ele tivesse quase três "Sorocabas" seguindo-o na rede social.

O vídeo destacado no perfil do prefeito Rodrigo Manga, publicado originalmente em dezembro, sintetiza bem a forma carismática e didática com que aborda pautas e proposições políticas. Usando um jarro de moedas; três papéis escritos "prefeitura", "governador" e presidente; e até um boneco Max Steel, Manga explica o que é o pacto federativo, como isso impacta o cidadão e até defende como uma mudança nesse formato poderia beneficiar os municípios. Tudo isso em apenas 55 segundos.

Com o formato, o vídeo atraiu uma enxurrada de comentários. Dentre as mais de 11 mil respostas, há quem brinque: "Sou de Salvador e já estou com o passaporte para Sorocaba." Como resultado, o termo "prefeito de Sorocaba" teve um aumento de pesquisas no Google, praticamente dobrando segundo aponta a ferramenta Google Trends.

Mas o sucesso com as gracinhas não é deturpado por ele. Assuntos mais sérios são abordados de maneira sóbria por Manga. Em um vídeo sobre castração química, por exemplo, o prefeito de Sorocaba se mostra indignado com um caso local e defende a abordagem contra pedófilos. E isso revela que o político pode se sair bem em mais de uma frente de comunicação.

VEJA TAMBÉM:

Voos mais altos

Polêmico e certeiro nas redes sociais, Rodrigo Manga tem um estilo diferente de Marçal, apostando mais em uma figura exagerada e intencionalmente cômica. Fora isso, também evita confrontos acalorados com outros políticos.

Em resposta à uma crítica feita por Gleisi Hoffmann (PT), atual secretária das Relações Institucionais do governo Lula, Rodrigo Manga incentivou que qualquer prefeito petista copiasse o que funciona em sua gestão, cravando que seu "partido é o Brasil". Com esse tom conciliador, é difícil imaginar ele atraindo uma cadeirada em um futuro debate eleitoral.

Mesmo sendo menos "brigão", Manga não nega se inspirar no modelo de Marçal, inclusive, defendendo que ele "é uma referência nacional". A identificação é tanta que o "prefeito tiktoker" até convidou Marçal para ser secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, em outubro passado. Mas isso não deu em nada.

Com essa ligação direta com o "efeito Marçal", não é difícil de entender o porquê de Manga estar na mira do Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB). A sigla considera o sorocabano como um possível substituto ao goianiense que abalou as eleições da cidade de São Paulo em 2024.

Em entrevista a um programa da emissora Jovem Pan, Manga afirmou em fevereiro: “Leonardo Avalanche [presidente do PRTB] veio até aqui no gabinete na semana passada. Falou que o partido está passando por uma reformulação e fez o convite."

A ideia é que, com a possível migração de Marçal para o União Brasil, Manga seja o nome que o PRTB lance como candidato ao governo de São Paulo em 2026. Porém, caso ele siga no Republicanos, tudo dependerá de como Tarcísio de Freitas (também do Republicanos) vai se posicionar em 2026.

"Vou entender quais os rumos do partido, porque se acontece um movimento do Tarcísio concorrer para presidente, então abre um espaço para essa nova área", disse o "prefeito tiktoker" na mesma entrevista.

VEJA TAMBÉM:

Números apoiam o "prefeito tiktoker"

Publicada no mês passado, uma pesquisa do instituto Real Time Big Data colocou o prefeito sorocabano como um dos possíveis nomes na disputa pelo governo. Em um cenário sem Freitas e sem o atual prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), Manga teria 13% dos votos, atrás apenas de Geraldo Alckmin (PSB). Contratado pela emissora Record, o levantamento ouviu 1.500 pessoas e tem uma margem de erro de três pontos percentuais, para mais ou para menos.

Em outra pesquisa recente, desta vez realizada pela Genial/Quaest, ficou evidenciado que governadores de direita que apresentaram projetos concretos se saíram muito bem. A Genial/Quaest ouviu 1.644 pessoas em São Paulo (margem de erro de 2 pontos percentuais), com entrevistas feitas entre os dias 19 e 23 de fevereiro.

Essa pode ser uma boa aposta para Rodrigo Manga, caso efetivamente se arrisque em uma candidatura ao governo do estado. Basta construir um projeto sólido e sério para São Paulo. E isso exige mais que seguidores no Instagram e no TikTok.

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.