
Ouça este conteúdo
A Renault do Brasil lançou em São Paulo, nesta quinta-feira (6), uma expansão do projeto Geração Futuro Profissionalizante. A iniciativa, inspirada no modelo adotado pela montadora francesa em São José dos Pinhais, cidade localizada na Região Metropolitana de Curitiba, oferece um curso de formação em mecânica básica automotiva para moradores da Favela Vila Prudente. O objetivo é preparar esses alunos para o ingresso no mercado de trabalho.
A turma inaugural do projeto em São Paulo conta com 16 alunos, com idades a partir de 18 anos. Após a conclusão do curso, estimada para o mês de junho, eles receberão um certificado de qualificação em mecânica de veículos leves emitido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), parceiro do projeto. O curso é gratuito, e realizado em parceria com concessionárias da Renault em São Paulo e com a Arca do Crescer, braço de uma ONG franco-brasileira que atua na Vila Prudente.
Dentro da programação do projeto Geração Futuro Profissionalizante da Renault, com carga horária com aproximadamente 210 horas, os estudantes contarão com aulas teóricas e práticas no Senai. Ao fim do período de formação, os futuros mecânicos passarão por experiências reais de atendimento nas oficinas da Escola do Mecânico e em uma concessionária Renault.
Além do Senai, estudantes receberão certificação da Renault Academy
Concluído o curso, os formados receberão outra chancela além daquela oferecida pelo Senai. “É a certificação da Renault Academy, alinhada com o alto padrão de qualidade da Renault no mundo. E bons profissionais é algo que nós sempre estamos procurando para a nossa rede de concessionárias”, explicou à Gazetado Povo Ricardo Gondo, presidente da Renault do Brasil e do Instituto Renault.
“Em São José dos Pinhais nós construímos um verdadeiro ecossistema, formando parcerias com empresas da região, fornecedores e a comunidade, e os resultados são fantásticos. Nossa ideia é expandir esse projeto, porque identificamos essa carência de profissionais qualificados. Começamos por São Paulo, e graças à nossa capilaridade, com cerca de 270 concessionárias pelo país, e a presença do Senai em todo o Brasil, vemos que esse é um projeto para o futuro”, detalhou.
A certificação em parceria entre Senai e Renault Academy possibilita que os estudantes sejam contratados pela rede de concessionárias da montadora. Como salientou o vice-presidente do Instituto Renault, Caique Ferreira, não há uma relação de exclusividade.
“Eles podem ser aproveitados na nossa rede - e esse é um dos focos, com certeza. Mas com a certificação esses mecânicos passam a ser vistos pelo mercado como pessoas muito mais qualificadas. Além disso, incentivamos o empreendedorismo, uma vez que trabalhar para uma oficina é uma das possibilidades, mas sempre há aqueles que vão buscar se especializar para abrir o próprio negócio”, disse à Gazeta do Povo.
Durval Pinheiro Júnior, diretor do Senai-SP, avaliou que a participação do serviço no programa Geração Futuro Profissionalizante é relevante tanto para os formadores quanto para os jovens e adultos que receberão a formação. “Isso impacta positivamente a vida deles. A missão da instituição é impulsionar a competitividade da indústria, por meio da educação profissional, tecnologia, inovação e empreendedorismo industrial. Isso só é possível graças ao potencial humano, que é a base para o desenvolvimento e a excelência do setor produtivo", pontuou.
VEJA TAMBÉM:
Alunos contarão com formação em habilidades socioemocionais
Em paralelo às aulas de mecânica, os jovens contarão com uma preparação focada em habilidades socioemocionais, com o objetivo de deixar os alunos prontos para o ingresso no mercado de trabalho. Para tanto, eles terão aulas na Arca do Crescer, instalada dentro da Favela Vila Prudente.
“Essa parceria reforça o nosso compromisso em transformar vidas por meio da educação profissional. O curso oferece formação de alta qualidade, contribui para a valorização de talentos locais e possibilita a inclusão produtiva. É uma oportunidade única para os moradores da favela ingressarem em um mercado em crescimento”, destacou Christian Amendola Moleiro, gerente da Arca do Crescer.

Oportunidade que está sendo aproveitada por Henrique Veloso Vieira, morador da Vila Prudente. “Eu sempre tive o sonho de ser mecânico, desde criança vendo o meu pai mexendo em carros na garagem de casa. Ele trabalhava muito, e sempre conseguiu sustentar a nossa família com esse trabalho. Agradeço, de coração, e tomara que essa seja a primeira de muitas turmas”, disse o jovem na cerimônia oficial de lançamento do programa.
Programa da Renault têm empregabilidade de 55%
O programa Geração Futuro foi criado em 2019, em São José dos Pinhais, com quatro modalidades ofertadas. Desde o lançamento, o programa formou 20 turmas e 742 jovens e adultos em situação de vulnerabilidade social com aulas 100% gratuitas. O nível de empregabilidade geral do programa é de 55%, segundo dados do Instituto Renault.
A modalidade “Jovens Talentos” é focada na qualificação profissional de jovens entre 16 e 24 anos para a inserção no mundo do trabalho. Na “Jovens Talentos – Tecnologia da Informação”, os jovens em situação de vulnerabilidade social recebem formação para atuar nas áreas de Tecnologia da Informação, Programação e Ciência de Dados.
A modalidade “Profissionalizante – Comércio” conta com uma parceria com o Sebrae-PR para capacitar profissionais da Borda do Campo, bairro do entorno do Complexo Industrial Ayrton Senna, para atuar nos estabelecimentos comerciais da região. Por fim, a “Profissionalizante – Mecânica Básica Automotiva” oferece formação na área de mecânica com aulas em veículos e motores fornecidos pela montadora.
VEJA TAMBÉM:




