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Linha 1 - azul

Tarcísio quer leiloar linha mais antiga do metrô de São Paulo

Tarcísio de Freitas (Republicanos) anuncia leilão para linha mais antiga do metrô de São Paulo.
Tarcísio de Freitas (Republicanos) anuncia leilão para linha mais antiga do metrô de São Paulo. (Foto: Monica Andrade/Governo de São Paulo)

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Prestes a completar 50 anos de existência, a linha 1-azul do metrô de São Paulo, que liga as regiões norte e sul, deve ser leiloada em 2025. O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) planeja incluir a linha no lote de concessão da nova linha 20-rosa, que será responsável pela ligação da capital com o ABC paulista.

Para o governador de São Paulo, a mobilidade é "a bola da vez" no estado. Em evento nesta segunda-feira (8), Tarcísio assinou a autorização para o início dos projetos da estação ABC da linha 10-turquesa da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).

A linha 1-azul é a mais antiga do Brasil. As obras iniciaram em 1968 e foram concluídas em 1974. Em setembro deste ano, a linha completará 50 anos. Além de ser pioneira no Brasil, a linha passou por mudança de nome. Quando foi inaugurada, não possuía número e nem cor, sendo conhecida apenas por “linha norte-sul”. Com a construção de outras linhas ao longo dos anos, foi rebatizada.

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O anúncio do governador paulista sobre a privatização da linha 1-azul está alinhado com o programa de concessão do metrô e das linhas de trem que cortam o estado, dentro da sua bandeira de desestatização. Das seis linhas de metrô de São Paulo, quatro são públicas e operadas pelo metrô (2-verde, 3-vermelha, 1-azul e 15-prata) e duas são privatizadas (linha 4 -amarela, operada pela Via Quatro, e linha 5-lilás, sob responsabilidade da Via Mobilidade).

“A gente está estudando muito a questão das concessões das linhas CPTM e metrô. Nesse objetivo, por exemplo, no caso das linhas de metrô, a gente está estudando a possibilidade de fazer a concessão da linha 3 com a linha 16 para atender a zona leste de São Paulo. A linha 2, que também é uma prioridade, viria junto com a linha 19”, afirmou Tarcísio.

As linhas 16 e 19 citadas pelo governador ainda não existem, e para viabilizar a construção, Tarcísio pretende concedê-las à iniciativa privada. A linha 19-celeste terá cerca de 17 quilômetros e ligará Guarulhos ao centro de São Paulo. A linha 16-violeta ligará parte da zona leste ao centro, com 32 quilômetros de extensão. Ainda neste ano o governador pretende privatizar as linhas de trem que estão sob responsabilidade do estado: 11-coral, 12-safira e 13-jade da CPTM.

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