
Ouça este conteúdo
Cerca de 14 mil consumidores residenciais e comerciais estão sem energia elétrica na manhã deste domingo (3) na Região Metropolitana de São Paulo. O abastecimento na rede de distribuição da Enel foi afetado pelas fortes chuvas que caíram na capital no último sábado (2). De acordo com a empresa, na cidade de São Paulo havia 10 mil unidades sem energia.
As fortes chuvas do sábado levaram ao transbordamento dos córregos Rio Verde e Itaim e ao alagamento das ruas próximas. Durante a noite, a Enel contabilizou mais de 51 mil casos de desabastecimento. O número estava pouco acima do índice considerado de normalidade pela empresa.
“Temos 8,2 milhões de clientes e, numa operação regular, esse número oscila em torno de 36 mil, explicou o presidente da Enel Distribuição SP, Guilherme Lencastre, em outubro, quando um apagão provocado por fortes temporais deixou milhões de consumidores sem energia elétrica.
Lencastre também destacou que, desde que a Enel assumiu a operação em São Paulo, em 2018, os investimentos aumentaram. “Antes, o investimento era de R$ 800 milhões por ano, agora é de R$ 1,4 bilhão. Também aumentamos as podas de árvores, ultrapassando 450 mil em 2024.”
Previsão é de mais chuva em São Paulo no domingo
A previsão para o domingo é de instabilidade e chuva, de acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas da Prefeitura de São Paulo (CGE). Uma área de baixa pressão está passando sobre a capital, o que deve trazer chuvas significativas para o período da tarde.
VEJA TAMBÉM:
- PCC, Enel, cracolândia e moradores de rua: os desafios do prefeito reeleito em São Paulo

- Lula aproveita crise da Enel para tentar ampliar controle sobre agências reguladoras

- “Não há meio legal para acabar com o contrato da Enel sem um processo da Aneel”, diz ministro
!["Se alguém me apontar um meio legal para a caducidade [do contrato da Enel em São Paulo] sem um processo da Aneel eu o faria em um segundo", disse o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira.](https://media.gazetadopovo.com.br/2024/10/16170514/Alexandre-Silveira-Wilson-Dias-Agencia-Brasil-380x214.jpg.webp)
- Aneel afirma que cassar contrato das distribuidoras é medida extrema





