• Carregando...
Deputado estadual Guto Zacarias (União Brasil) aciona o MPF contra página "Choquei".
Deputado estadual Guto Zacarias (União Brasil) aciona o MPF contra página “Choquei”.| Foto: Rodrigo Costa/Alesp

O deputado estadual e vice-líder do governo Tarcísio de Freitas (Republicanos) no Legislativo paulista, Guto Zacarias (União Brasil), solicitou que o Ministério Público Federal (MPF) abra um inquérito para apurar se o perfil de entretenimento e ativismo político Choquei recebe ou recebeu financiamento do Governo Federal.

O pedido de abertura de inquérito da Choquei no MPF é pautado com base no recente suicídio da jovem Jéssica Vitória Canedo, 22 anos, que foi vítima de notícias falsas sobre um possível relacionamento com o humorista Whindersson Nunes. O fato tomou proporções maiores quando o perfil da Choquei, que na época tinha mais de 20 milhões de seguidores no Instagram, divulgou a notícia falsa. O perfil está sendo investigado pela Polícia Civil de Minas Gerais.

Desde o início da repercussão, a Choquei publicou notas com posicionamento. Em uma delas, assume a disseminação da notícia falsa, mas alega que apenas compartilhou uma informação que estava sendo veiculada em perfis de menor alcance. O responsável pela Choquei, Raphael Sousa, prestou depoimento para a polícia no último dia 28. Sousa chegou a ridicularizar a garota vítima de notícia falsa na sua conta do X.

Sousa é próximo à primeira-dama Rosângela Silva, a Janja. Após o resultado das eleições no ano passado, Sousa recebeu convite dela para subir no carro de som oficial da equipe do presidente Lula (PT) e acompanhar o discurso da vitória do petista. Em uma entrevista logo após a vitória de Lula, o dono da Choquei disse que todos que trabalhavam na página eram pró-Lula e que ele sabia do seu papel importante na vitória do presidente.

Deputado pede punição para Choquei

Integrante do Movimento Brasil Livre (MBL), Guto Zacarias pede na ação ao MPF que, caso fique comprovado o recebimento de verba pública para a Choquei, que seja providenciado o corte do recurso. A se confirmar o fato, o parlamentar também pede que seja instaurada uma ação por improbidade administrativa contra o governo petista. “Se for verdadeiro, trata-se de um caso gravíssimo, porque o governo estaria usando verbas públicas para financiar um site de fofocas, que é responsável por um suicídio, somente pelo fato de tal site apoiar o atual presidente da República”, diz o pedido feito pelo deputado no MPF.

Em entrevista à Gazeta do Povo, Guto Zacarias aponta a preocupação com a proliferação de páginas que propagam notícias falsas. “Não é de hoje que vemos essa proliferação de supostas páginas nas redes sociais que têm como único objetivo a destruição da imagem e reputação de pessoas que não são alinhadas com a ideologia de esquerda e, mais do que isso, que não alinhadas ao governo que eles apoiam. A morte de uma jovem, em razão de fake news divulgada pela Choquei, foi o estopim”.

“Eles [Choquei] atuam como uma máquina de propaganda falsa do atual governo e atacam aqueles que não estão ideologicamente alinhados com eles e que não apoiam o atual governo”.

Vice-líder do governo Tarcísio na Assembleia Legislativa de São Paulo, Guto Zacarias (União Brasil)

O parlamentar também evidenciou a relação da páginas de fofocas na eleição de Lula. “A Choquei é uma página propagandista de notícias falsas totalmente alinhada com o PT e durante a campanha fez questão de mostrar que são próximos de Janja e Lula. Isso teve um efeito na campanha, sem sombra de dúvidas, uma vez que diversas mentiras foram criadas e divulgadas por eles com o objetivo de ajudar Lula na eleição”, ataca Zacarias.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]