Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Mitos & verdades

Abacate, um aliado da juventude

O fruto aumenta os níveis do colesterol bom (HDL) no organismo e favorece na manutenção da vitalidade da pele

 | Rodolfo Bührer/Gazeta do Povo
(Foto: Rodolfo Bührer/Gazeta do Povo)

O alto teor de calorias é, sem dúvida, a grande preocupação quando se pensa em um dos frutos mais consumidos no Brasil: o abacate. Mas, apesar de rico em gordura vegetal – e, por isso, calórico –, o alimento está longe de figurar na lista dos desaconselhados por médicos e nutricionistas. Pelo contrário. Ele é tido como um dos principais alimentos antioxidantes (que combatem os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento das células), além de ser fonte de vitaminas A, B1, B2, C e E, aminoácidos e óleos úteis ao organismo.

Especializada em nutrição clínica funcional, a nutricionista Juliet Marzalek explica que uma colher de sopa de abacate contém aproximadamente 90 calorias. "Esse é o mesmo valor de uma colher de azeite de oliva", exemplifica. Um abacate médio, com peso de 430 gramas, pode ter 760 calorias. Tamanha quantidade, porém, não é sinônimo de malefício. O abacate é fonte das chamadas gorduras monoinsaturadas. "Cabem a elas aumentar o colesterol bom (HDL), um serviço essencial ao organismo."

Como acontece com todo alimento rico em gordura, o consumo do abacate deve ser moderado. Se bem ministrado, pode ser até auxiliar na redução da gordura corpórea. "O indicado é que se consuma apenas três a quatro colheres de sopa, de abacate, por dia. Uma no almoço e outra no jantar", explica a nutricionista especialista em nutrição clínica funcional e fitoterapia, Eliane Tagliari, da Nutribioforma. A profissional alerta: nada de adicionar açúcar. "O alimento deve ser sempre ingerido in natura. O açúcar torna o consumo da fruta excessivamente calórico", diz.

Além das gorduras, o abacate é fonte de um aminoácido chamado l-glutationa. Segundo Eliane, essa substância é responsável por retirar do organismo os radicais livres."O abacate é o único fruto que tem essa substância. Isso significa que uma de suas características é manter a juventude da pele. Portanto, quem quer mantê-la saudável pode consumir o fruto ou usar óleos e géis à base dele", aconselha a profissional.

A nutricionista Juliet Marzalek aponta que a fruta é rica em vitaminas, especialmente a E, que auxilia no processo de manter a pele saudável. As propriedades do abacate também são eficientes para o funcionamento do sistema digestivo. "Muito se fala que as fibras são necessárias para resolver os problemas de intestino preso. E o abacate auxilia neste processo, funcionando como um lubrificante, o que é fundamental para melhorar o desempenho do órgão", diz.

Muito além do fruto

Segundo o nutricionista e fitoterapeuta Márcio Eliazir, o abacate tem propriedades interessantes também em seu caroço e até nas folhas do abacateiro. O caroço, por exemplo, quando moído e queimado, pode ser misturado ao leite. O resultado tem efeito medicinal para problemas renais, diarreias e corrimentos no aparelho reprodutor feminino.

As folhas do abacateiro, por sua vez, têm características peculiares na fitoterapia. Um chá preparado com elas pode melhorar o desempenho digestivo. "Essas folhas também têm elementos que cortam a tosse e melhoram infecções de garganta", conta o nutricionista.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.