Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Acupuntura

Agulhas contra rugas e celulite

A técnica milenar chinesa aplicada na modalidade estética promete devolver à pele o aspecto de juventude

A médica Maria Cristina durante aplicação de eletroacupuntura | Valterci santos/Gazeta do Povo
A médica Maria Cristina durante aplicação de eletroacupuntura (Foto: Valterci santos/Gazeta do Povo)

Uma forma de manter a saúde e a beleza naturalmente e sem muito sofrimento, podendo dispensar o uso de remédios ou a compra de uma série de cremes, é aderir à acupuntura estética. Inimigas mortais do universo feminino, as rugas e celulites podem ser prevenidas, amenizadas e até eliminadas em alguns casos. A técnica voltada à estética, utilizada há mais de dez anos no Brasil, abrange práticas da medicina tradicional chinesa baseadas na estimulação e manutenção do equilíbrio interno do organismo. Em Curitiba, a técnica começa a chegar em algumas clínicas.

Para o tratamento, iniciado após avaliação física e psíquica do paciente, são utilizadas agulhas finíssimas. Associada a elas pode ser aplicada a eletroacupuntura, que contrai músculos relaxados (flácidos) e relaxa músculos tensionados, responsáveis por rugas.

As agulhas são fixadas em pontos localizados na região a ser tratada, em conjunto com outros recursos da medicina chinesa que estimulam a circulação sanguínea local e a produção de colágeno. A sessão pode incluir meditação e utilização de ervas medicinais em forma de creme e chá. Tudo associado a recomendações, entre elas alimentação equilibrada e a prática de esportes.

Na Clínica Ch’an Tao, que aplica a técnica chinesa em Curitiba, o público ainda é exclusivamente feminino. Segundo a médica e proprietária Maria Cristina Cerqueira e Silva, a maioria das pacientes (70%) tem entre 40 e 65 anos e quer cuidar da face. "O campeão de reclamações é o bigode chinês (sulcos que se formam entre as extremidades inferiores do nariz e os cantos da boca)", comenta. As demais pacientes – entre 20 e 30 anos – têm como foco a celulite. As queixas mais frequentes envolvem coxas e nádegas.

Para resultados eficazes em ambos, o tratamento deve ser realizado em pelo menos duas sessões por semana durante os primeiros três meses, seguidos de manutenção mensal. Cada sessão dura cerca de uma hora.

Segundo Maria Cristina, quem procura a acupuntura estética geralmente quer fugir de procedimentos cirúrgicos – por serem muito jovens, pelos efeitos colaterais e riscos – ou amenizar sinto-mas da menopausa. "A redução de hormônios nessa fase causa muitas debilidades, facilitando o aparecimento de marcas na pele por depressão, mau humor e baixa da autoestima", explica. O botox, método que paralisa músculos do rosto e impede que as rugas apareçam, é outra opção para aquelas que não querem cirurgia. Porém, ela é menos eficaz, na opinião da especialista. "Fica mais artificial e é bem mais caro". Uma aplicação de botox pode custar até dez vezes mais.

Resultados

A acupuntura estética proporciona efeitos duradouros por um tempo médio de seis meses. Mas não há milagres, eles dependem do exclusivo comprometimento do paciente. Segundo o acupunturista José Calomeno, chefe do Departamento de Anatomia da Universidade Federal do Paraná (UFPR), é essencial ter hábitos de vida adequados, como boa alimentação, para conferir bons resultados estéticos. "O corpo deve ser tratado como um todo, para haver uma repercussão melhor na parte exterior", avalia.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.