Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Férias

Atitude de passageiros minimiza dores em viagens

Passar horas sentado em uma mesma posição causa problemas circulatórios e de postura. Cuidados reduzem riscos

 |

Embarcar para uma longa viagem é momento de muitas expectativas. Porém, do embarque ao desembarque, as horas em que o corpo permanece na mesma posição podem trazer uma série de desconfortos. Quem viaja de carro, de ônibus ou de avião – principalmente os passageiros da classe econômica – estão sujeitos a apresentar dores devido à postura incorreta e inchaço nas pernas por causa da má circulação sanguínea. "Fazer pausas, levantar, se alongar e caminhar ajuda a evitar problemas circulatórios", explica o coordenador do serviço de cirurgia vascular do Hospital de Clínicas da UFPR, Mário Martins.

Segundo o cirurgião, os problemas que acometem o corpo durante uma viagem são mais comuns do que se imagina. Para pessoas sedentárias e idosas, uma viagem pode ser o gatilho para o desenvolvimento de uma trombose – quando coágulos entopem as veias que levam o sangue das pernas para o coração.

Exercícios

"Os sedentários sentem mais fadiga durante as viagens, pois têm menos oxigênio circulando na corrente sanguínea. Para melhorar a situação, é preciso se movimentar", afirma a professora do curso de Fisioterapia da PUCPR e doutora em Ergonomia, Auristela Duarte Moser. Com disciplina, os problemas podem ser evitados antes mesmo de colocar o pé na estrada. Perder peso e praticar exercícios físicos permite que o corpo encare a monotonia de uma viagem sem transtornos para a saúde.

Você pode se interessar

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.