Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Mitos & verdades

Bananas: nutrição portátil

A fruta se destaca por ser fonte rápida e prática de energia

Da esquerda para a direita, maçã, nanica, ouro, prata e da terra | Valterci Santos/Gazeta do Povo
Da esquerda para a direita, maçã, nanica, ouro, prata e da terra (Foto: Valterci Santos/Gazeta do Povo)
Confira a quantidade nutricional de 100 gramas da fruta, por tipo |

1 de 1

Confira a quantidade nutricional de 100 gramas da fruta, por tipo

Fonte de potássio, energia, fibras e vitaminas B e C, a banana é uma fruta que está em todos os lares. E a variação dos nutrientes nos diferentes tipos é pequena. A banana-da-terra tem mais vitaminas. A maçã é menos calórica. Os tipos mais conhecidos são a ouro, nanica, prata, maçã e terra. Tire suas dúvidas sobre a mais popular delícia brasileira.

Madura ou verde

No ponto maduro, ideal para o consumo imediato, a fruta já converteu todo o seu amido em açúcar (frutose), ideal para fornecer energia imediata por ser absorvida mais rapidamente pela corrente sanguínea. "Por isso é bastante utilizada antes e após a prática de atividades físicas, possibilitando aos músculos a realização dos exercícios", afirma Morgiana Kormann, nutricionista do departamento de Educação Alimentar e Nutricional da Secretaria Mu­ni­cipal de Abastecimento (SMAB).

Evita câibras

Devido ao seu teor de potássio, também é indicada para prevenir câimbras. "Algumas são decorrentes de hipopotassemia – baixas taxas de potássio no sangue – causada pelo exercício intenso que gera uma demanda muscular maior e a perda de potássio", explica Helena Simonard, professora de Alimentação e Nutrição na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e na Universida­de Federal do Paraná (UFPR). A PhD em nutrição Regina Vilela diz que neste caso é essencial ingerir também líquidos e minerais. "A banana isoladamente não previne e não trata câibras", diz.

Engorda?

Inclua a fruta sem preocupação na dieta. A quantidade de calorias varia entre 87 e 128 Kcal por 100 g. As nutricionistas não recomendam ingerir a fruta à milanesa, que pode chegar a 400 Kcal, ou acompanhada de alimentos calóricos, como frituras, bebidas alcoólicas, doces e sorvetes. Regina também destaca a ausência do glúten na fruta. "Para quem tem intolerância, farinhas de banana substituem a de trigo."

Intestino equilibrado

As fibras presentes na fruta contribuem para o equilíbrio intestinal. "Elas ajudam a fortalecer as bactérias que protegem a mucosa do intestino", explica Louise Saliba, coordenadora da Clínica de Nutrição da PUCPR. Por isso a banana é indicada contra diarreias. Porém, é indispensável ingerir bastante água ao aumentar o consumo de fibras. Alimentar-se com pressa, sem mastigar bem, piora a azia, mas a banana não está entre os alimentos agravantes.

Com casca

As cascas de frutas podem ser consumidas se forem lavadas em água corrente e deixadas de molho. Apesar da composição semelhante, a casca tem concentração um pouco maior de nutrientes do que a polpa. A casca não faz mal, exceto para quem apresenta intolerância à fruta ou tem baixa imunidade.

Para bebês

Ideal para crianças a partir dos cinco meses, quando tem início a alimentação pastosa, a banana pode acompanhar o aleitamento materno. Porém, segundo Aristides Schier da Cruz, presidente da Sociedade Paranaense de Pediatria, somente a papinha salgada substitui a mamada por completo. Quando é desmamado, o bebê deve receber duas refeições principais com papinha e uma com fruta.

Bom humor

Por unidade, a banana contém 0,01g do aminoácido triptofano, essencial na produção da serotonina, neurotransmissor envolvido em mecanismos, como o sono e o humor. Em grande quantidade, a banana pode contribuir para melhorar a sensação de humor e de bem-estar.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.