Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Inverno

Clima seco predispõe a otites em adultos

Doença pode aparecer devido a outras inflamações do sistema respiratório

Veja como surge a otite |
Veja como surge a otite (Foto: )

No inverno doenças como gripe, resfriado, sinusite e rinite, são bastante co­­muns. Mas além delas é importante ficar alerta para uma inflamação que percorre as vias aéreas e pode chegar ao ouvido: a otite. Embora mais frequente em crianças, ela também acontece em adultos e se não for bem tratada pode comprometer a audição e até causar surdez. Para os especialistas, esses casos extremos podem ser evitados com medidas simples.

A poeira do clima seco de inverno que se acumula nas vias nasais é fonte de bactérias. Para quem tem alergia, esses micro-organismos podem causar inflamação no local, o que provoca coceira no nariz e espirros. Como existe uma ligação interna entre nariz, garganta e ouvido, as bactérias podem chegar até o local e causar o que os médicos chamam de otite média.

De acordo com o otorrinolaringologista Luiz Carlos Sara, do Hospital Cajuru e da Santa Casa de Mise­ri­córdia e professor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), os sintomas mais comuns são dores no ouvido e coceira. "O nariz não consegue fazer a limpeza adequada da região. Por isso o ideal para quem sofre de rinite ou sinusite é usar um lubrificante ou hidratante nasal para evitar que as bactérias cheguem ao ouvido", explica.

Outra causa comum da otite é o uso frequente do cotonete. Como a região é formada por uma camada de pele sensível, com pelos e glândulas que produzem a cera, o atrito do algodão pode causar inflamação. Além disso, a própria retirada da cera favorece a entrada de micro-organismos, já que ela atua como barreira de proteção. Os profissionais alertam que não se deve usar cotonete e que o excesso de cera deve ser retirado por um médico no consultório.

O otorrinolaringologista Ro­­gério Hamerschmidt, professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e especialista em cirurgia do ouvido, explica que dificilmente a otite pode causar surdez total, mas que a pessoa fica com parte da audição comprometida se não fizer o tratamento adequado. "Se não for cuidada, pode causar perfuração no tímpano e levar a certo grau de surdez. Nesse caso a cirurgia de correção é necessária", diz o médico.

Perfuração e cirurgia

A estudante de Engenharia Mecânica Maiara Ibanhes de Britto, 20 anos, teve várias otites que levaram à perfuração do tímpano. Toda vez que entrava em contato com a água, a inflamação piorava. "É uma dor terrível, pior que a de dente. Além do cheiro ruim, saía muito pus, que acabava escorrendo. Acordava de manhã com o travesseiro todo sujo. Já tinha passado por vários tratamentos e não tinha mais jeito. A única saída foi operar."

Ela passou por uma cirurgia chamada timpanoplastia, que é a reconstrução do tímpano perfurado. O procedimento, embora delicado, não é demorado e a recuperação é rápida e eficiente.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.