
Higienizar as mãos com frequência, evitar aglomerações e estar com as vacinas em dia são procedimentos indispensáveis para se evitar o contágio de bactérias e vírus, inclusive da gripe A.
Mas uma rotina equilibrada e saudável, que inclui uma alimentação balanceada, uma boa noite de sono e a prática frequente de exercícios físicos, é tão ou mais importante para ajudar o nosso sistema imunológico a combater doenças.
De acordo com o clínico-geral Niazy Ramos Filho, do Hospital de Clínicas (HC) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), os exercícios aeróbicos, entre eles a caminhada, a corrida e a natação, são os mais recomendados porque aceleram o coração e contribuem para a liberação de substâncias que ativam o nosso sistema imunológico. "Um organismo resistente sofrerá menos com a virulência do agente e terá mais competência para combater doenças", explica o médico.
Os alimentos também têm um importante papel na formação de leucócitos (células de defesa) e anticorpos, que combatem as infecções. Para a nutricionista Débora Maria Russo, é importante manter uma dieta diversificada, rica em alimentos frescos. "Dê preferência às frutas e verduras de boa procedência e de preferência orgânicas, por serem mais nutritivas. Evite alimentos industrializados, pois além de alterarem o PH do organismo, costumam ser pobres em nutrientes", avisa.
De acordo com a nutricionista Fernanda Benato, consultora da empresa de refeições empresariais Exal, alimentos como iogurte natural, cenoura, beterraba, couve, espinafre e peixes têm o poder de "manipular" a nossa imunidade para preparar as células para o ataque. "Ainda contamos com a ajuda das vitaminas encontradas nesses alimentos, que agem estimulando a produção de anticorpos", explica.





