Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Campanha

Curitiba receberá 474,5 mil doses da vacina contra a gripe

Imunização em todo o Paraná terá início em 15 de abril e seguirá até o dia 26

Curitiba receberá 474,5 mil doses da vacina contra a gripe para a campanha nacional de imunização. A vacinação em todo o Paraná terá início em 15 de abril e seguirá até o dia 26. A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) prevê que serão aplicadas 2,8 milhões de doses no estado - 900 mil a mais que em 2012. A vacina protege contra três tipos de vírus da gripe, entre eles o H1N1.

Mulheres em período de pós-parto – que tiveram bebê 45 dias antes de tomar a vacina -, doentes crônicos - com enfermidades respiratórias, cardíacas, renais, hepáticas, neurológicas, imunodeprimidos, com obesidade de grau três e transplantados – e presos em delegacias serão incluídos nos grupos prioritários que serão vacinados gratuitamente contra a gripe neste ano.

Outros grupos que tem direito à imunização gratuita são os idosos com 60 anos ou mais, gestantes, crianças com idade entre seis meses e 2 anos incompletos (1 ano, 11 meses e 29 dias), trabalhadores de saúde, indígenas e população do sistema penitenciário e cadeias públicas.

A população que faz parte dos grupos prioritários poderá se vacinar em 2,5 mil unidades básicas de saúde e postos volantes do Paraná.

Antecipação da campanha

A data da campanha de imunização foi antecipada para diminuir a incidência da doença devido às temperaturas mais baixas que começam a ser registradas nos estados da Região Sul. "O Ministério ajustou isso para o Brasil inteiro. Nós pedimos muito que fosse antecipada a campanha. Vemos agora que a temperatura já está caindo e nem chegamos ao mês de Abril", diz o superintendente de Vigilância em Saúde no Paraná, Sezifredo Paz.

Paz diz que no ano passado, 80% do grupo que tinha direito a tomar a vacina foi imunizado. Neste ano, a meta é ultrapassar este índice, mas, com um maior número de doses no estado, não está descartada a possibilidade de que sobrem vacinas. "A gente definiu os grupos e talvez depois, se sobrar vacina, a gente vai fazer remanejamento das doses para definir quais outros grupos têm prioridade", relata.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.