
Quem tem ou já teve aqueles cravos grandes e salientes sabe o quanto é difícil resistir à vontade de espremê-los. Ao invés de cair na tentação, que pode deixar manchas e até cicatrizes, os dermatologistas recomendam a limpeza de pele com profissionais capacitados.
"Limpezas com espremedura são indicadas nos casos de cravos profundos. Para cravos mais superficiais, a remoção pode ser feita com esfoliantes, em casa mesmo", afirma a dermatologista Luciane Saruhashi, da Paraná Clínicas. Ela destaca que a remoção é indicada apenas nos casos de acne não inflamatória em que há somente cravos, sem espinhas (que são cravos infeccionados). A dermatologista Karin Helmer, da clínica Cepelle, concorda: "Quando o grau da acne é inflamatório, com a presença de pus, não é indicada a limpeza com espremedura ou esfoliantes, pelo risco de aumentar a inflamação. Nesses casos, são recomendados medicamentos anti-inflamatórios ou antibióticos, de uso tópico ou oral, conforme indicação médica."
"Mesmo que o paciente não tenha acne, ele pode fazer o procedimento para remover células mortas e dar um aspecto mais saudável à pele. Existem técnicas e produtos específicos para cada tipo", afirma Saruhashi. "Eles também preparam a pele para receber e aproveitar melhor outros tratamentos estéticos", explica a tecnóloga em estética facial Beatrix Briunje, da clínica Image Medicina Estética, que faz limpezas de pele há 19 anos. "Durante a sessão, existem procedimentos específicos para acne, manchas, rejuvenescimento, hidratação e nutrição da pele". Segundo ela, as limpezas evitam manchas, marcas de acne, envelhecimento precoce, hidratam e nutrem a pele. Briunje conta que a maioria de seus clientes recorre à limpeza de pele para remover cravos.
Uma novidade é a utilização do peeling ultrassônico. "O procedimento faz uma esfoliação suave na pele para facilitar a retirada dos cravos e a absorção das substâncias ativas dos produtos", diz Briunje. "Quando utilizado na limpeza, o peeling ultrassônico ajuda a reduzir a oleosidade e a clarear a pele, pois retira a camada de células mortas", explica.
A esteticista Vera Lucia Anachewski, da clínica de dermatologia Agueda Barreto, diz que uma sessão completa de limpeza dura entre uma hora e meia e duas horas. Na clínica em que trabalha, custa R$ 80. A maior parte de seus clientes alia a limpeza de pele a outros tratamentos, e muitos deles estão na adolescência fase em que o problema de acne é mais comum. Segundo ela, a frequência da limpeza varia conforme as necessidades da pele e deve ser estipulada pelo médico. "Em média, as sessões são indicadas em um intervalo de quatro a seis meses, se a quantidade de cravos não for grande."
Ao fim das limpezas, ambas esteticistas aplicam filtro solar apropriado para o tipo de pele, sempre com fator de proteção 30 ou maior. "Se a pele for oleosa, são indicados filtros em gel, que não obstruem os poros", diz Briunje. Após a limpeza, a recomendação é não expor o rosto ao sol durante uma semana, mesmo com filtro solar.



