• Carregando...
Prevenção: para diminuir riscos nas escolas, o ideal é usar o álcool em gel e ensinar aos alunos como se proteger contra o vírus | Hedeson Alves/Gazeta do Povo
Prevenção: para diminuir riscos nas escolas, o ideal é usar o álcool em gel e ensinar aos alunos como se proteger contra o vírus| Foto: Hedeson Alves/Gazeta do Povo

Tratamento

Tamiflu será vendido nas farmácias

Folhapress

Medicamento usado no tratamento da gripe suína, o Tamiflu (fosfato de oseltamivir) fará parte da lista de medicamentos do Programa Farmácia Popular do Brasil, a partir de abril, de acordo com portaria publicada no Diário Oficial da União. As informações são da Agência Brasil. O medicamento ficará disponível nas farmácias no período de 15 de abril de 2010 até 15 de março de 2011.

Nas farmácias populares o Tamiflu será subsidiado em até 90%. Nas da rede privada credenciadas no programa, o medicamento terá desconto de 10% do valor por comprimido vendido, com obrigatoriedade de apresentação e retenção de receita médica.

Segundo nota divulgada pelo Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo, o valor de referência de cada comprimido poderá variar entre R$ 1,39 e R$ 3,49, dependendo da sua apresentação. Na rede pública, o medicamento estará disponível em cápsula de 75 mg. A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) será responsável pelo processo de produção e de distribuição do medicamento.

Calendário

Os brasileiros começam a receber hoje as doses de vacina compradas pelo Ministério da Saúde. Confira o calendário :

De hoje a 19 de março – trabalhadores do sistema de saúde (médico, enfermeiros, fisioterapeutas e outros profissionais) e indígenas.

22 de março a 4 de abril – crianças de 6 meses a 2 anos incompletos (23 meses) e doentes crônicos – com doenças do coração, pulmão, fígado, rins e sangue; diabéticos, pessoas com deficiência no sistema imunológico e obesos grau 3.

5 a 23 de abril – adultos de 20 a 29 anos.

24 de abril a 7 de maio – além da vacina contra a gripe A, os idosos também vão ser protegidos contra a gripe comum.

10 a 21 de maio – adultos entre 30 e 39 anos.

22 de março a 7 de maio – grávidas.

A União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Un­­dime) está reivindicando que os alunos das escolas municipais do Paraná sejam vacinados contra a gripe A (H1N1), conhecida como gripe suína. O plano de vacinação elaborado pelo Ministério da Saúde prevê a imunização gratuita dos grupos mais vulneráveis ao novo vírus. Por isso, com base nas estatísticas disponíveis sobre a doença, o único grupo de crianças que receberá a vacina vai dos 6 meses aos 2 anos de idade. O grupo na faixa etária dos 2 aos 19 anos só receberá a vacina se pagar pela dose na rede particular de saúde.

"Estamos desesperados com a possibilidade de não haver vacina para essas crianças", afirma o presidente da Undime, Carlos Eduardo Sanches. No Paraná, de acordo com os números oficiais das autoridades de saúde, cerca de 10% das pessoas que morreram em decorrência da gripe desde o início da pandemia tinham entre 5 e 19 anos: foram 29 vítimas até o momento.

Além de terem decidido aumentar do aumento das férias de inverno, escolas intensificam os cuidados. "Temos que ter cuidado grande porque as crianças não irão ganhar a vacina e vivem muito em contato umas com as outras", afirma a diretora pedagógica da Escola Atuação, Esther Cristina Pereira. Na entrada da escola, os alunos são orientados a higienizar as mãos com álcool gel. O processo se repete na hora do lanche.

Segundo o Ministério da Saúde, o objetivo da vacinação não é conter o vírus da gripe pandêmica. A meta é proteger os grupos mais vulneráveis, que têm mais chance de ter doença respiratória grave e morrer.

Cuidados

Segundo o secretário de Estado da Saúde, Gilberto Martin, a vacina é um instrumento a mais para enfrentar a gripe, mas não resolve o problema sozinha. Martin pede para que as pessoas intensifiquem os cuidados contra a nova gripe. As orientações são lavar as mãos constantemente com água e sabão ou usar álcool gel; manter o am­­biente arejado; evitar levar a mão até a boca, os olhos e o nariz; não compartilhar utensílios; ficar em casa se estiver gripado; e evitar aglomerações.

Os cuidados são os mesmos adotados pela maior parte da população em 2009, principalmente durante o inverno. Cerca de 60% dos curitibanos mudaram a rotina, com novos hábitos de higiene e cuidados em locais de aglomeração, conforme levantamento da Paraná Pes­quisas. Com o aumento da temperatura, no entanto, esses cuidados foram esquecidos.

Para a segunda onda da doença, os gestores de saúde irão intensificar a prevenção. O Ministério da Saúde irá distribuir 100 mil cartazes e 1 milhão de folders sobre a vacinação e sobre as medidas de prevenção. Em Curitiba, a Secretaria Municipal de Saúde está divulgando as informações por meio de cartazes e irá fazer campanhas na televisão e na internet. Dentro de alguns dias, a população também poderá se informar sobre a vacinação pelo telefone 156. Nos ônibus com avisos sonoros, uma gravação já orienta os usuários sobre os cuidados com a nova gripe.

* * * * * *

Interatividade

As crianças deveriam ser imunizadas contra a gripe A?

Escreva para leitor@gazetadopovo.com.br

As cartas selecionadas serão publicadas na Coluna do Leitor.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]