Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Ensino superior

Gripe A faz UFPR mudar data do vestibular

Adiamento foi proporcional ao período em que estudantes do ensino médio ficaram parados; principais mudanças estão na segunda fase, com a prova de Redação ocorrendo no sábado e tendo duração menor

Rogério Mulinari, vice-reitor, e Zaki Akel Sobrinho, reitor da UFPR: novas datas de prova e precauções na volta às aulas | Jonathan Campos/Gazeta do Povo
Rogério Mulinari, vice-reitor, e Zaki Akel Sobrinho, reitor da UFPR: novas datas de prova e precauções na volta às aulas (Foto: Jonathan Campos/Gazeta do Povo)

Os vestibulandos que perderam duas semanas de aula em função das medidas tomadas para conter o avanço da gripe A (H1N1) já não precisam se desesperar com a proximidade do vestibular. A primeira fase do processo seletivo da Universidade Federal do Paraná (UFPR), que seria realizada em 15 de novembro, foi transferida para o dia 29. A segunda fase, que ocorrerá em dezembro, também foi adiada, em uma semana (confira calendário ao lado). A decisão foi anunciada ontem pela instituição, que divulgou também o novo calendário para os universitários que retornam às aulas na próxima segunda.

"Retardamos a primeira fase em duas semanas, mesmo período pelo qual houve a suspensão das atividades escolares no estado por causa da gripe", afirmou o reitor da UFPR, Zaki Akel Sobrinho. Ele explicou que o primeiro dia de provas da segunda fase passará a ser realizado no sábado, dia considerado sagrado para alguns grupos religiosos, como adventistas. Por isso haverá um procedimento especial para os candidatos que, por convicção religiosa, sentirem-se impedidos de fazer o exame antes do pôr do sol. "Esses candidatos entrarão no mesmo horário dos demais e ficarão em uma sala especial. Após o pôr do sol, iniciarão a prova", disse.

A duração da primeira prova da segunda fase (Compreensão e Produção de Textos) foi reduzida de cinco horas para quatro horas e meia. A UFPR ainda irá decidir se o número de propostas de Redação (sete até o ano passado) sofrerá alterações. Serão ofertadas 5.334 vagas, 130 a mais do que no ano passado. Para o próximo vestibular, a UFPR também irá oferecer dois novos cursos de graduação: Biomedicina, em Curitiba, e Ciências Biológicas com ênfase em Gestão de Meio Ambiente, em Palotina. Além disso, o desempenho na prova objetiva do Enem valerá 10% da nota total dos candidatos.

* * *

Interatividade

Para você, quais as vantagens e desvantagens das mudanças no vestibular da UFPR?

Escreva para leitor@gazetadopovo.com.br

As cartas selecionadas serão publicadas na Coluna do Leitor

Principais Manchetes

Tudo sobre:

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.