Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Recuperação

Higiene bucal é aliada em hospitais

Atenção à boca e aos dentes ajuda a evitar complicações em pacientes internados. Presença de cirugiões-dentistas, porém, não é comum

No Hospital Regional do Sudoeste, programa de odontologia atende pacientes que precisam de anestesia geral | Divulgação
No Hospital Regional do Sudoeste, programa de odontologia atende pacientes que precisam de anestesia geral (Foto: Divulgação)

Quem está hospitalizado também precisa cuidar da saúde bucal, principalmente os pacientes em coma ou em situação que os impedem de se locomover. A atenção à boca e aos dentes está longe de ser uma necessidade ligada somente à higiene: em muitos casos, pode evitar o surgimento de novas doenças, que poderiam levar inclusive à morte.

O presidente do Conselho Regional de Odontologia (CRO) no Paraná, Roberto Veiga Cavalli, explica que um paciente hospitalizado abriga micro-organismos na boca que podem ir a outros órgãos do corpo – o pulmão é um dos alvos. A contaminação deste órgão facilita o desenvolvimento de uma pneumonia que, dependendo do caso, pode ser fatal.

Manter a saúde bucal dos pacientes também ajuda a prevenir casos de infecção hospitalar. Diretor da Vigilância Sanitária Estadual, Paulo Costa Santana afirma que, embora não esteja diretamente ligada ao desenvolvimento dessas infecções, a falta de cuidado com a higiene da boca pode ser um dos agentes causadores da contaminação do ambiente hospitalar por bactérias.

Apesar de importante para prevenir doenças, a presença de um cirurgião-dentista nos hospitais ainda não é uma regra geral. Desde 2011, uma lei estadual exige a contratação de dentistas nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI) dos hospitais. No entanto, essa legislação ainda não foi regulamentada, o que impede que ela seja colocada em prática.

A lei é de autoria da deputada estadual Luciana Rafagnin (PT) que, neste ano, apresentou uma nova proposta alterando a norma anterior e expandindo a atuação de cirurgiões-dentistas para todos os setores dos hospitais. O projeto está na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa.

Também está em discussão, em caráter terminativo, na Comissão de Assuntos Sociais do Senado, um projeto de lei que prevê o atendimento odontológico a pacientes internados e portadores de doenças crônicas. A proposta exige a presença de dentistas em hospitais de médio e grande porte.

Parceria

Em Ponta Grossa, nos Campos Gerais, a UTI do Hospital Regional Univer­­­sitário passará a oferecer o atendimento odontológico nas próximas semanas. O projeto de extensão, desenvolvido pelo departamento de Odontologia da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), consiste na realização de higiene bucal nos pacientes internados, bem como na orientação dos auxiliares de enfermagem e dos acompanhantes dos pacientes para fazer a higienização de forma correta.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.