Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Páscoa

Mais cacau, mais saúde

Os chocolates meio amargo ou com mais cacau também chegaram às "parreiras" de ovos de Páscoa. Apesar de serem poucas as opções, ainda são as melhores. Acima de 50% de cacau, o chocolate passa a ter uma concentração efetiva de polifenois, mas o melhor é buscar aqueles com mais de 70% de cacau. "Esses têm boa concentração de polifenois como o resveratrol, que é um bom protetor cardiovascular, ajuda na saúde arterial, vascular e deixa a pele mais resistente à radiação solar. Além disso, o chocolate com mais cacau não tem índice glicêmico tão alto como o ao leite. O ideal é comer de 5 a 25 gramas de chocolate ao dia", diz a nutróloga Marcella Duarte

A engenheira de alimentos Laura Beatriz Karam, professora do curso de Engenharia de Alimentos da PUCPR, diz que, segundo estudos, a prevenção a doenças cardiovasculares ocorre devido à diminuição do LDL sérico (colesterol que promove entupimento das artérias) e ainda pelo efeito protetor hipertensivo em portadores de hipertensão arterial sistêmica leve.

Se o chocolate meio amargo ainda não caiu no seu gosto, a nutróloga dá uma dica para quem quer migrar do ao leite para o meio amargo: comece com o de 50% de cacau e somente depois passe ao de 70%. "O gosto se desenvolve aos poucos, consumindo pequenas quantidades diárias", diz ela. Os chocolates acima de 70% saciam mais rapidamente e não deixam aquela vontade de comer mais.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.