Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Prevenção

Mamas podem sofrer alterações não malignas

Infecções e eczemas, que nada têm a ver com o câncer, podem aparecer em mulheres jovens e maduras

Saiba identificar algumas alterações das mamas |
Saiba identificar algumas alterações das mamas (Foto: )

O autoexame das mamas é uma das mais importantes formas de prevenção contra o câncer. Realizado em casa, uma semana após o período menstrual (quando as mamas estão mais flácidas), leva apenas alguns minutos e deve ser realizado mensalmente por todas as mulheres a partir dos 21 anos de idade. Por meio do toque, é possível identificar alterações palpáveis, como nódulos, secreções pelo mamilo e retrações da pele.

O problema é que muitas mulheres ficam apreensivas quando encontram algo "estranho" na região. O primeiro pensamento que vem à cabeça de muitas é que pode se tratar de um carcinoma.

Grande parte dos nódulos encontrados com as pontas dos dedos – cerca de 80% – , entretanto, não são tumores malignos. Podem ser cistos, calcificações que se formaram após a realização de cirurgia plástica, lipomas ou fibroadenomas, que não causam nenhum mal e podem ser retirados geralmente por aspiração, punção, ou quando necessário, com uma pequena cirurgia, que não exige mais do que uma anestesia local.

Embora muitos nódulos sejam inofensivos, sempre que uma mulher encontrar alguma alteração nas mamas, deve procurar um médico. "Eles podem aparecer em qualquer mulher, não têm causa específica, mas, se surgir em grande quantidade, pode dificultar o diagnóstico de outros problemas", explica o mastologista Cícero Urban, do Hospital Nossa Senhora das Graças.

Os exames indicados pelos especialistas, entre eles a mamografia, devem ser realizados anualmente a partir dos 40 anos – ou a partir dos 35, quando existirem fatores de risco (veja ao lado). Os procedimentos clínicos são os únicos capazes de identificar tumores malignos em seu estágio inicial.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.