
Os riscos de usar maquiagem vencida vão desde uma coceirinha até uma infecção por bactéria ou fungo. "O prazo de validade é referente ao conservante da maquiagem. A partir do momento que expira, significa que o componente que impedia alterações causadas por fungos e bactérias não funciona completamente", afirma a dermatologista do Ambulatório de Cosmiatria do Hospital de Clínicas (HC) de Curitiba, Karin Helmer. ValidadeA maquiagem dura em média dois anos. Depois de aberta, o tempo de uso diminui. De acordo com Karin, batom, sombra, base, pó e blush devem ser utilizados em até seis meses. Já a máscara de cílios deve ser consumida em, no máximo, três meses. "Os olhos são muito sensíveis. Qualquer alteração na composição da lágrima pode causar uma conjuntivite." O lápis de olho dura mais por ser um produto sólido, considerando o prazo de validade.
Observe
Para saber quais são as condições da maquiagem, basta observar a consistência, a cor e o cheiro. "Se houver alteração em algum desses fatores é melhor suspender o uso", alerta.
Sintomas
No caso do uso de maquiagem vencida, podem surgir vermelhidão, inchaço, bolhas, descamação e coceira. Os olhos podem apresentar sensação arenosa, ardor e conjuntivites alérgicas, fúngicas ou bacterianas diagnosticadas pelo oftalmologista.
Alergia
De acordo com o diretor da Sociedade Brasileira de Dermatologia, Emerson Lima, a maquiagem por si só pode sensibilizar a pele. "Conservantes, pigmentos ou produtos inadequados para o tipo de pele podem desencadear reações", explica. "Nem todas as pessoas desenvolvem problemas com o uso de maquiagem vencida. Em caso de alergia, é necessário verificar se foi provocada por algum componente da maquiagem ou se é, realmente, consequência da deterioração do produto."
Cuidados
Segundo os dermatologistas, guardar o produto na embalagem ajuda a impedir a ação da luz e umidade, além de apresentar a data de validade. Devido à umidade, o banheiro não é um local recomendado. Também é perigoso mantê-la dentro da bolsa, já que, por vezes, fica exposta ao sol. E, para evitar a proliferação de fungos e bactérias, não compartilhe maquiagem e troque com frequência pincéis, espátulas e esponjas principalmente aquelas que são umedecidas.



