• Carregando...
Centenas de pessoas têm procurado atendimento em Paranaguá com sintomas suspeitos de dengue. | Felipe Rosa/Gazeta do Povo
Centenas de pessoas têm procurado atendimento em Paranaguá com sintomas suspeitos de dengue.| Foto: Felipe Rosa/Gazeta do Povo

Com o cancelamento do carnaval de Paranaguá em razão da dengue e de Morretes em razão de dívidas do município, as cidades de Matinhos, Pontal do Paraná e Guaratuba, no Litoral do Paraná, se preparam para receber mais foliões do que em anos anteriores. Antonina havia adiado a festa para julho, mas voltou atrás e a folia será mesmo em fevereiro.

“Estamos preparando reforços na segurança, na coleta de lixo e no atendimento hospitalar. Sem Carnaval em Morretes e Paranaguá, fica difícil estimar quantas pessoas vem pra cá”, informou a prefeitura de Matinhos. A cidade vai ter três noites de folia e contratou dois trios elétricos para animar o público.

Falta transparência nos gastos para o combate à dengue

Governo federal faz repasse a municípios e estados para ações de vigilância e controle do Aedes aegypti, mas cada ente decide como gastar . Não há balanço consolidado de quanto foi investido

Leia matéria completa

Em Guaratuba, a prefeitura fez parcerias com a iniciativa privada e disse que vai fazer “o melhor carnaval do Paraná, com trio elétrico, bandas e carnaval infantil”. A estimativa é receber a mesma média de público do Réveillon, quando, segundo o Município, 750 mil pessoas estiveram na cidade. A folia em Guaratuba começa no dia 30 de janeiro com o grito de carnaval.

Em Pontal do Paraná, os balneários de Pontal do Sul, Shangri-la, Ipanema, Santa Terezinha e Praia de Lesta terão festa. Haverá trio elétrico e o primeiro banho de mar à fantasia. “Devido ao cancelamento do carnaval em municípios próximos, a expectativa é de receber 300 mil pessoas”, informou, em nota, a prefeitura.

Matinhos, Guaratuba e Pontal do Paraná ainda não possuem casos confirmados de dengue.

Dengue

A dengue, que já atingiu 2,2 mil pessoas no Paraná, segundo o último boletim da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) divulgado nessa terça-feira (19), foi a grande responsável pelo cancelamento das festas em Paranaguá. Todos os anos, as cidades reúnem milhares de foliões nos desfiles das escolas de samba, blocos carnavalescos e folclóricos – como o Boi de Mamão – apresentações de fandango e extensas programações que mostram a cultura caiçara aos foliões.

A medida é por prevenção e respeito aos moradores que estão adoentados. Paranaguá planeja um “carnaval de inverno”, no mês de julho, época em que se comemora o aniversário da cidade.

O presidente da Associação das Escolas de Samba de Paranaguá (Aesp), Julio Mariano, disse que as agremiações são solidárias aos moradores que estão doentes e que não querem desfilar se a população não puder estar na Avenida do Samba para prestigiar.

A situação em Paranaguá é alarmante. Duas mortes foram confirmadas pela Sesa e uma terceira está sendo investigada. A Sesa informou, no último boletim, 614 casos confirmados da doença no município.

Morretes e Irati

As cidades de Morretes, também no Litoral, e Irati, nos Campos Gerais, anunciaram o cancelamento da folia de Momo por falta de dinheiro. Em Morretes, estima-se uma economia de mais de R$ 100 mil, que serão destinados para pagar salários atrasados dos servidores e dívidas do município. Em Irati, a mesma quantia será transferida para obras de contenção de alagamentos na cidade.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]