• Carregando...
 | Albari Rosa/Gazeta do Povo
| Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo

A Prefeitura de Antonina anunciou no fim da tarde desta segunda-feira (18) o cancelamento do carnaval na cidade, um dos mais tradicionais do estado. A decisão foi tomada devido aos casos de dengue que estão surgindo no município litorâneo. De acordo com o último boletim da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), a cidade capelista tem dois casos confirmados da doença e 12 notificados.

Leia a cobertura completa sobre o Aedes aegypti e as doenças causadas pelo mosquito

Foi a segunda cidade do Litoral do Paraná a tomar essa decisão. Paranaguá, que vive uma epidemia de dengue, já havia cancelado a festa deste ano.

“A decisão de cancelar o carnaval foi muito dura em função da tradição de uma das festas mais bonitas do sul do Brasil, que é o carnaval de Antonina. Mas, por prevenção, resolvemos tomar essa decisão. São muitos focos da dengue na cidade e não podemos expor a nossa população a este risco, já que a vizinha Paranaguá já vive uma epidemia”, disse Wilson Clio Filho, prefeito em exercício da cidade.

Imbróglio

A decisão não foi bem recebida pelos representantes de blocos e Escolas de Samba de Antonina. Eles vão se reunir na noite desta segunda-feira (18) para avaliar a possibilidade de colocar os blocos na rua, mesmo sem a estrutura do poder público. “O carnaval é uma manifestação cultural e estamos avaliando a possibilidade de colocar os blocos na rua. Trabalhamos o ano todo, gastamos com fantasias e essa decisão causou impacto negativo para quem vive o carnaval. Embora a justifica do cancelamento seja coerente, existem outras cidades no país que vivem problemas de saúde e mesmo assim tem suas festividades mantidas”, disse Nelson Tadeu da Silva, do bloco Ultima Hora de Antonina.

A prefeitura de Antonina informou ainda que estuda a possibilidade de transferir a folia para julho deste ano, no período que é realizado o Festival de Inverno na cidade. Em Paranaguá, o desfile das Escolas de Samba também foram adiados para o mês de julho.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]