• Carregando...
Falta de alunos foi motivada por insegurança dos pais ou crianças gripadas | Roberto Custódio / Jornal de Londrina
Falta de alunos foi motivada por insegurança dos pais ou crianças gripadas| Foto: Roberto Custódio / Jornal de Londrina

O medo da gripe A H1N1 fez com que muitos alunos das escolas da rede estadual de Londrina não retornassem às aulas, na manhã desta segunda-feira (17), depois de duas semanas de atividades suspensas. Segundo a diretora do Colégio Vicente Rijo maior escola estadual da cidade, Cleise Mari Horn, aproximadamente 40% dos estudantes faltaram.

Para evitar a proliferação do vírus, a diretora disse que foram instalados suportes com álcool gel em pontos da escola e nos banheiros foram disponibilizados sabonete líquida e papel toalha. "As professoras grávidas também foram dispensadas do trabalho temporariamente", contou.

O Núcleo Regional de Ensino (NRE) informou que os quase 106 mil alunos, das 124 escolas, estão recebendo orientações por meio de vídeos explicativos produzidos pelas Secretarias de Estado da Saúde e da Educação, além de receberem folhetos com as principais medidas de prevenção.

A rede particular também retornou as atividades na manhã desta segunda-feira. No Colégio Marista, uma das maiores escolas privadas de Londrina, a orientação dos alunos marcou a volta das atividades escolares. De acordo com a enfermeira do colégio Nancy Fumiko Ono, os 1.300 estudantes estão participando de palestras sobre as formas de prevenir o contágio.

Crianças que apresentam algum sintoma de gripe estão sendo orientadas a permanecerem em casa e o colégio reforçou a higienização dos banheiros e bebedouros. "Além dessas medidas também instalamos suportes com álcool em gel, estamos orientando os alunos sobre a forma correta de se lavar as mãos e evitar o compartilhamento de alimentos. Algumas aulas que aconteceriam no ginásio foram transferidas para áreas ao ar livre. São medidas preventivas para evitar a proliferação do vírus entre os alunos", explicou a enfermeira.

Na rede municipal, aulas só na próxima semana

Já os alunos da rede municipal de ensino ficarão em casa por mais uma semana. Na quinta-feira (13), a prefeitura de Londrina decidiu manter a suspensão das aulas na rede municipal de ensino até o dia 23, com retorno das atividades no dia 24. A medida foi tomada em uma reunião entre o prefeito Barbosa Neto (PDT), o secretário da Saúde, Agajan Der Bedrossian, e a secretária de Educação, Vera Lúcia Hilst.

Universidades adiam retorno

Na tarde da quarta-feira (12), o Conselho de Administração da Universidade Estadual de Londrina (UEL) decidiu manter a suspensão das aulas até o dia 28 de agosto, e serão retomadas a partir do dia 31 deste mês.

A Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)também decidiu adiar a volta às aulas para o próximo dia 24, como medida preventiva para evitar a disseminação do vírus H1N1. A nova data do retorno às atividades é válida para os 11 campi da instituição (Apucarana, Campo Mourão, Cornélio Procópio, Curitiba, Dois Vizinhos, Francisco Beltrão, Londrina, Medianeira, Pato Branco, Ponta Grossa e Toledo).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]