• Carregando...

A prefeitura de Londrina decidiu manter a suspensão das aulas na rede municipal de ensino até o dia 23, com retorno das atividades no dia 24. A medida foi tomada em uma reunião no fim da manhã desta quinta-feira (13) entre o prefeito Barbosa Neto (PDT), o secretário da Saúde, Agajan Der Bedrossian, e a secretária de Educação, Vera Lúcia Hilst.

De acordo com Vera, a manutenção da paralisação das atividades escolares foi uma recomendação da área da Saúde. "O secretário recomendou para que as crianças continuem em ambientes mais isolados e, por isso, decidimos que manter as escolas sem aula por mais uma semana", comentou.

A secretária explicou que as medidas que serão tomadas, como a disponibilização de álcool gel nas escolas, vão ser discutidas em reunião com os diretores das instituições. A reportagem tentou contato com o secretário de Saúde, mas ele não atendeu as ligações.

O retorno das aulas nas escolas municipais vai ser decidido em assembleia que começou por volta das 14h30 desta quinta-feira. Segundo o presidente do Sindicato das Escolas Particulares (Sinep) de Londrina, Marco Antonio de Souza, na reunião os diretores vão avaliar a recomendação da secretaria de Saúde e decidirão ou não pela volta. "Estamos analisando todas as possibilidades. Por exemplo, em Curitiba as aulas serão retomadas no dia 17. No entanto, não posso adiantar qual será a decisão dos diretores", afirmou.

Já na rede estadual, segundo a assistente do Núcleo Regional de Educação (NRE), Marlene Mello, a recomendação da Secretaria de Estado da Educação é que as aulas sejam retomadas no dia 17. De acordo com Marlene, para receber os alunos, as escolas já instalaram suportes com álcool gel. "Também foi criado o Programa Cuidadores, no qual profissionais das escolas foram capacitados pela Saúde e serão os responsáveis pelo monitoramento e os encaminhamentos necessários em casos de crianças com sintomas de gripe", disse.

Universidades adiam retorno

Na tarde da quarta-feira (12), o Conselho de Administração da Universidade Estadual de Londrina (UEL) decidiu manter a suspensão das aulas até o dia 28 de agosto, e serão retomadas a partir do dia 31 deste mês.

O principal motivo da prorrogação das férias foi a grande quantidade de estudantes oriundos de outras localidades do país, de modo especial do interior de São Paulo. Ao todo, a universidade tem 12.831 alunos, dos quais, conforme o Conselho de Administração, 46% deles são de outras localidades.

"O mais prudente agora é manter as pessoas em suas casas, evitar aglomerações exatamente no momento em que se espera a melhora climática, com temperaturas acima de 30 graus por dias seguidos", apontou o reitor da UEL, Wilmar Marçal.

A Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)também decidiu adiar a volta às aulas para o próximo dia 24, como medida preventiva para evitar a disseminação do vírus H1N1. A nova data do retorno às atividades é válida para os 11 campi da instituição (Apucarana, Campo Mourão, Cornélio Procópio, Curitiba, Dois Vizinhos, Francisco Beltrão, Londrina, Medianeira, Pato Branco, Ponta Grossa e Toledo).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]