Onze pessoas morreram vítimas de gripe no Paraná somente no mês de junho deste ano. Três dos óbitos registrados no período ocorreram em Cascavel, no oeste do estado. O município de Dois Vizinhos teve duas mortes. Maringá, Itaperuçu, Ponta Grossa, Londrina, Umuarama e Itambé registraram, cada uma, um óbito no mês. As informações são do último boletim da gripe divulgado nesta sexta-feira (28) pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), que analisa dados entre 1 de janeiro e 28 de junho de 2013.
As mortes do mês de junho elevam para 19 o número de vítimas fatais da gripe em todo o estado, desde o início do ano. De acordo com a Sesa, dois importantes fatores que têm colaborado para elevar o número de mortes causadas pela gripe no estado são as doenças crônicas e a busca tardia por atendimento. Conforme aponta o relatório, 14 das vítimas tinham algum tipo de doença crônica, como problemas cardíacos, respiratórios ou cerebrais, diabetes mellitus e obesidade grave.
Até agora, 17 óbitos foram causados pelo vírus Influenza A (H1N1), dois pelo vírus Influenza A (H3N2) e um por Influenza B. Em uma das mortes o paciente estava infectado pelos dois subtipos virais (H1N1 e H3N2) ao mesmo tempo.
Do total de mortes registradas no Paraná, 15 pessoas tinham direito à vacina durante a campanha de vacinação contra a gripe, mas apenas três foram imunizadas.
Fique atento aos principais sintomas da gripe:
-Febre repentina-Tosse-Dor de garganta-Dor de cabeça-Dores musculares-Dores nas articulações-Dores nas costas-Falta de ar-Cansaço-Calafrio



