Ela é uma pequena glândula sexual, mas que pode causar muita dor de cabeça nos homens, sobretudo nos que têm mais de 50 anos. A próstata está constantemente a mercê de doenças e infeccções. É o câncer, no entanto, o mal mais temido. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o tumor de próstata é o segundo que mais atinge os homens brasileiros perde apenas para o câncer de pele. Para proteger-se dele ou de doenças menos agressivas, a saída ainda são os exames médicos periódicos, como o PSA. Segundo o médico urologista Thadeu Brenny Filho, quando conjugado com o toque retal, ele pode ser a chave de uma terceira idade sadia.
O que significa a sigla PSA? O que ele aponta em relação a doenças de próstata?
PSA é a sigla de Prostatic Specific Antigen (Antígeno Prostático Específico), uma proteína encontrada na próstata. Quando ela sofre um dano, isso pode influir nas taxas de normalidade do PSA, que pode ser estratificada, pela faixa etária, em até 6,5. Esse dano pode ser resultado de uma inflamação, grande aumento de volume, trauma causada até pela relação sexual , manipulação urológica pelo canal uretral, como a passagem de uma sonda para drenagem da urina.
Como essa proteína é calculada?
Através da coleta matinal de uma pequena amostra de sangue, estando o homem há dois dias sem relação sexual ou sem praticar esportes.
Quando é necessário fazer uma biópsia na próstata?
Principalmente quando seu médico urologista achar necessário. Isso pode ocorrer quando há um aumento exagerado na taxa dessa proteína de um ano para outro, na presença de nódulo prostático ao toque retal (mesmo com uma taxa de PSA normal), ou quando o PSA está alto sem que haja evidência de processo infeccioso na próstata.
O valor do PSA varia com relação a idade, peso ou altura?
Varia apenas em relação à faixa etária do homem e ao volume e peso da próstata. Quanto mais idoso o indivíduo, maior a próstata. Normalmente a orientação pode ser feita com uma simples regra de três: cada 10 gramas a mais na próstata significa um aumento de PSA em um ponto.
Por que mesmo com valores normais dessa proteína e após ecografia pode haver suspeita de câncer de próstata?
Porque ao toque retal digital o médico examinador pode constatar a presença de nodulação ou alterações na consistência e superfície da glândula prostática. A ecografia de próstata por via abdominal tem baixa especificidade para a suspeita diagnóstica de câncer de próstata, salvo se muito avançado. Daí a grande importância do toque retal anual, pois medir o PSA sem fazer o toque de nada vale. E esses exames preventivos devem ter início após os 45 anos.
Como fazer para diminuir o valor do PSA?
O valor alto nem sempre significa câncer de próstata. Pode ser resultado de uma alteração fisiológica ou infecção. O diagnóstico correto irá apontar o tratamento adequado. O PSA é um marcador para alteração prostática e não prorpiamente uma doença, como um aumento do colesterol ou da glicemia de jejum.



