• Carregando...
Sistema criado pelos médicos Rodrigo Camargo e Helio de Oliveira Filho ajuda a prevenir cinco tipos de câncer: mama, próstata, colo do útero, pulmão e cólon | Antônio More/Gazeta do Povo
Sistema criado pelos médicos Rodrigo Camargo e Helio de Oliveira Filho ajuda a prevenir cinco tipos de câncer: mama, próstata, colo do útero, pulmão e cólon| Foto: Antônio More/Gazeta do Povo

Faça o teste

Clique aqui e veja mais.

Motivados pela importância da prevenção ao câncer, dois médicos paranaenses desenvolveram o primeiro programa brasileiro de gerenciamento de risco da doença. Batizado de PreviNeo, o projeto se baseia num questionário que aponta a probabilidade de uma pessoa desenvolver os cinco tipos mais comuns de câncer, além de indicar as melhores medidas para preveni-los.

INFOGRÁFICO: Veja os tipos mais comuns de câncer no Brasil em 2014

Os médicos Rodrigo Camargo e Helio Rubens de Oliveira Filho se basearam em estatísticas mundiais para criar a proposta.

A Organização Mundial da Saúde afirma que 30% dos casos de câncer poderiam ser prevenidos com mudança de hábitos, como deixar de fumar e fazer exercícios físicos regulares. Uma rotina saudável seria suficiente para evitar cerca de 2,46 milhões de mortes em 2012, segundo estatísticas da entidade.

"Tanto a população quanto o sistema de saúde saem ganhando com a prevenção. Isso significa mais longevidade e qualidade de vida e menos gastos com a saúde", explicam os criadores do PreviNeo.

De acordo com Camargo e Oliveira Filho, o programa foi construído tendo como base protocolos internacionais de diagnóstico de riscos. Eles afirmam que já existem programas que avaliam os riscos das pessoas desenvolverem outros tipos de doenças, mas é a primeira vez que veem um programa voltado ao diagnóstico precoce do câncer.

Questionário

O questionário é composto de até 20 perguntas que ajudam a avaliar o risco de cada paciente desenvolver câncer de mama, de próstata, de colo do útero, de pulmão e de cólon.

Em menos de 5 minutos, a pessoa responde às perguntas. Elas levam em conta diversos fatores, como histórico familiar, fatores de risco e realização de exames preventivos. A partir das respostas, os dados são classificados em setores de maior e menor risco e um relatório é gerado.

Os dados são todos validados por uma equipe médica e, em até sete dias, uma enfermeira liga para cada pessoa que fez o teste informando sobre o risco individual de desenvolver esses tipos de câncer e o que fazer para diminuir o risco, como o encaminhamento para exames, o direcionamento a um especialista, parar com alguns hábitos ou adquirir outros.

Por enquanto, a utilização da plataforma é gratuita e cerca de 2 mil pessoas já realizaram o teste. No futuro, seus desenvolvedores pretendem que a ferramenta também seja utilizada pelo sistema público de saúde, a fim de ajudar no controle do câncer.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]