Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Do discurso à prática

Pés bonitos no verão

 |

O calor excessivo pode significar problemas para a saúde dos pés. Com a pele ressecada, calcanhares rachados tornam-se comuns nesta época. "A pele dessa região é bastante rígida. Porém, quando está seca, qualquer impacto pode fazer surgir pequenas fissuras, que além do aspecto feio serve de abrigo para micro-organismos", diz a podóloga Ademas Macetto do Amaral, da Clini Pé.

Aliado a isso, a preocupação com as micoses e frieiras também deve existir. Sobretudo para quem precisa usar calçados fechados mesmo nos dias mais quentes. Para evitar esses problemas, cuidados diários são necessários. Confira dicas que vão garantir pés bonitos, em matéria do repórter Carlos Coelho:

Sapato confortável

Com o ressecamento da pele dos pés, os impactos são a principal causa do rachamento no calcanhar. Esse problema é comum no verão, já que aumenta o uso de calçados sem o devido amortecimento, como sandálias e chinelos. Para evitar as rachaduras, opte por calçados sempre bem amortecidos, mesmo que sejam típicos do calor. Compre sandálias e chinelos que forneçam melhor proteção aos pés.

Calçado fechado ou aberto?

Não existe um calçado ideal para esta época do ano. Apesar de os sapatos fechados protegerem contra o ressecamento da pele, tornam os pés mais úmidos e quentes – ambiente ideal pra a proliferação dos fungos que causam micoses e frieiras. Da mesma forma, os abertos deixam os pés mais vulneráveis ao ressecamento. Portanto, se a intenção for usar chinelos e sandálias, a dica é a hidratação diária dos pés. Já no caso de quem prefere calçados fechados, deve-se cuidar com o suor excessivo.

Hidratação

No verão, a hidratação dos pés deve ser diária – principalmente para quem tem propensão aos pés rachados. Para isso, use cremes à base de ureia. Segundo os profissionais consultados, todas as marcas diponíveis no mercado com essa composição são eficientes. Faça a hidratação sempre pela noite. Passe o creme antes de dormir e, para melhorar a absorção nessa região, que tem pele mais rígida, envolva o pé em uma sacola ou filme plástico – processo chamado de hidratação oclusiva.

Seque bem após o banho

Também no verão a combinação entre calor e umidade pode ser terreno fértil para frieiras e micoses. Portanto, muito cuidado ao usar sapatos fechados após o banho. É preciso secar cuidadosamente cada parte do pé, dando atenção especial aos vãos entre os dedos. O uso de um secador de cabelo (ligado no frio) é uma boa opção para essa secagem.

* * * * *

Fontes: podólogos Ademas Macetto do Amaral, da Clini Pé, e Helcio Luiz Ferreira de Souza, da clínica de beleza e estética Charlie e Cris.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.