• Carregando...
Rede municipal terá 11 dias de aulas aos sábados e dez de atividades em casa | Gilberto Abelha
Rede municipal terá 11 dias de aulas aos sábados e dez de atividades em casa| Foto: Gilberto Abelha

As aulas na rede municipal de ensino de Londrina vão até o dia 18 de dezembro. A proposta de reposição dos dias letivos perdidos em razão da suspensão das aulas por causa da gripe A H1N1, que inclui atividades aos sábados e em domicílio, foi aprovada pelo Conselho Municipal de Educação e ratificada pelo Sindicato dos Servidores Municipais de Londrina (Sindserv).

"Apresentamos a proposta de reposição dos 21 dias paralisados. Serão 11 dias de forma presencial e dez de atividade programada domiciliar", afirmou a secretária municipal de Educação, Vera Hilst. Segundo ela, com este cronograma, as aulas vão até o dia 18 de dezembro, já que serão repostas aos sábados e nos dias em que não estavam programas aulas, como datas de conselhos de classe, entre outras atividades.

Pela segunda proposta, descartada pelo Conselho, as aulas iriam até o dia 30 de dezembro, sem reposição aos sábados. "A primeira alternativa possibilita aos professores realizarem seus afazeres e se dedicarem às famílias", disse. A primeira reposição teve início no último sábado (12), na rede municipal de ensino. Além disso, o desfile de 7 de Setembro contará como atividade de reposição. O presidente do Sindserv, Éder Pimenta, explicou que serão oito sábados para quem não desfilou e outros seis para quem participou da comemoração da Semana da Pátria, além das atividades em casa, que já tiveram início enquanto as atividades estavam paralisadas. "Os professores vão cumprir seu papel", ressaltou Pimenta.

Reclamação dos professores

Reportagem do JL na edição impressa desta terça-feira (15) apontou que o sindicato afirmava que alguns professores estavam reclamando de ter de dar aulas aos sábados. Entretanto, levantamento feito pela reportagem em seis escolas municipais mostrou que todas elas fizeram a reposição no dia 12 de setembro e não houve reclamação por parte dos docentes. "Em uma pesquisa feita com os professores daqui, todos preferem a reposição ao sábado", afirmou a diretora da Escola Municipal America Sabino Coimbra, Marly Sander.

A diretora da Escola Municipal Zumbi dos Palmares, Jôse Litieri Gomes da Silva, também afirmou que não houve problema no último sábado. "No caso de professores com dificuldade de vir nesse dia, devemos pensar em um rodízio", observou. A secretária de Educação, Vera Hilst, informou que a proposta de reposição foi aprovada pelo Conselho Municipal de Educação em reunião durante a manhã e ratificada pelo Sindserv logo depois.

"Se alguém falou [que havia professores reclamando], falou meio desavisado. A gente que é professor sabe que a criança não pode ser penalizada em função da paralisação. Foi uma situação atípica, que prejudicou a todos, mas necessária para controlar a doença", disse.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]