• Carregando...

Em dia

A rotina é uma grande adversária da memória. Para conservar sua mente saudável, esteja sempre aberto para coisas novas. A flexibilidade é essencial para manter o cérebro longe do envelhecimento

- Aprenda coisas novas, adquira e compartilhe conhecimentos,leia diferentes livros.

- Converse, explique sua opinião, assim você mantém um bom rendimento intelectual.

- Não seja obcecado por sua rotina, frequente outros lugares, experimente comidas diferentes, viaje para roteiros inusitados.

- Faça exercícios de raciocínio como sudoku, palavras cruzadas, xadrez, pois mantém a mente ativa.

- Mantenha uma alimentação saudável e faça exercícios físicos aeróbicos regulares.

- Controle doenças como diabete, hipertensão, colesterol alto, hipertieroidismo. Elas contribuem para o baixo desempenho mental.

- Caso sofra de ansiedade ou depressão, procure apoio psicológico ou psiquiátrico para melhorar sua qualidade de vida. Distúrbios emocionais também alteram as funções mentais.

- Evite o uso indiscriminado de medicamentos químicos indicados para o sistema nervoso, como calmantes e remédios para epilepsia.

- Evite ingerir bebidas alcoólicas em excesso. A dependência do álcool afeta as funções cerebrais.

Fonte: Renato Puppi Munhoz, chefe da neurologia do Hospital Cajuru.

Ninguém pensa de barriga vazia, mas para garantir um bom desempenho mental é preciso manter uma alimentação saudável em todas as refeições. Para uma boa memória, a dieta deve incluir alimentos como ovos, frutas vermelhas, peixe, nozes, espinafre, que possuem nutrientes indispensáveis para o cérebro.

A nutricionista clínica Carolina Ribas indica a dieta mediterrânea, composta por antioxidantes e baseada em peixes gordos, como o salmão, verduras, óleos vegetais, nozes e castanhas. "Como essa dieta é um pouco diferente da nossa habitual, podemos substituir o salmão pela sardinha, que é rica em ômega 3, além de adicionar no cardápio verduras e frutas de fácil acesso, como a laranja, mamão, espinafre e a couve-flor", diz. Segundo Carolina, uma castanha-do-pará por dia, por exemplo, tem quantidade suficiente de selênio, um antioxidante essencial para a manutenção da saúde da mente.

Ana Cristina Miguez, professora de nutrição da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (UFPR) e doutoranda em alimentos funcionais, destaca a importância de incluir no cardápio a colina, uma vitamina que faz parte do complexo B e é fonte de energia para o cérebro, além de fazer parte da composição das membranas celulares. A gema do ovo é a maior fonte de colina e deve-se consumir entre dois a três ovos por semana, no máximo. "É importante atentar para o modo de preparo dos alimentos, evitando frituras. No caso do ovo, o ideal é cozido ou chapeado", afirma. Ana Cristina também ressalta a importância das frutas vermelhas, da cebola e da maçã, ricos em fisetina, que estimula os mecanismos cerebrais e é importante para a memorização.

Comprovando a eficácia desses ingredientes que deixam a mente longe dos "brancos" rotineiros, uma pesquisa feita pelo neurocientista americano Gómez-Pinilla aponta que uma alimentação rica em antioxidantes, ácido fólico e ômega 3, ajuda a combater a degeneração do cérebro, prevenindo a perda de memória.

Porém, a nutricionista Carolina Ribas explica que não adianta ingerir os alimentos saudáveis isoladamente. "Dessa forma eles acabam combatendo à má alimentação e não protegem o organismo como deveriam". Ela também recomenda manter uma boa qualidade de vida, praticando exercícios e controlando o estress, um dos responsáveis pela perda de memória.

Geração com boa memória

Um estudo feito na Universidade de Estocolmo, na Suécia, comprovou que a memória da humanidade está melhorando a cada geração. Níveis mais elevados de instrução – quantidade de informação a que o indivíduo é exposto, o que estimula o cérebro e fortalece a memória –e uma melhor nutrição seriam as causas desta mudança. De acordo com o neurologista Renato Munhoz, apesar d os problemas de saúde enfrentados hoje, a sociedade atual leva uma vida mais saudável do que a população de anos atrás. "Isso se dá também pelo fácil acesso a informação que temos. Quanto mais exigimos da nossa memória, com certeza mais a manteremos em forma", afirma.

* * *

O que acrescentar na dieta para melhorar a memória

Nutriente: colina.

O que faz: auxilia no funcionamento cerebral.

Onde encontrar: gema de ovo e lecitina de soja.

Nutriente: fisetina.

O que faz: estimula a formação de conexões neuronais novas, é importante para a memorização.

Onde encontrar: frutas vermelhas, maçã, uva, cebola, kiwi, tomate.

Nutriente: ômega 3.

O que faz: ajuda a prevenir a degeneração do cérebro.

Onde encontrar: salmão, atum, sardinha, óleo de linhaça.

Nutriente: selênio

O que faz: combate os radicais livres, atua como antioxidante no cérebro.

Onde encontrar: castanha-do-pará.

Nutriente: vitamina E

O que faz: protege os neurônios contra o envelhecimento precoce.

Onde encontrar: nozes, amêndoas e amendoim.

Nutriente: ácido fólico.

O que faz: ajuda no crescimento e na regeneração celular.

Onde encontrar: espinafre, laranja.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]