Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
gripe A H1N1

Sem atingir meta, Paraná foi o 2.º estado que mais vacinou contra gripe A

Somando-se as duas etapas, o Paraná imunizou 59,8% da população. A primeira colocação, até o momento, era ocupada pelo Maranhão que tinha imunizado 63,5% do público alvo das duas fases

Confira os pontos de vacinação no Dia D |
Confira os pontos de vacinação no Dia D (Foto: )

O Paraná foi o segundo estado que mais vacinou a população contra a gripe A H1N1, de acordo com dados do Ministério da Saúde (MS). Apesar disso, o estado não atingiu a meta da imunização na segunda fase da campanha - que é de 80% da população - e essa etapa foi prorrogada até 23 de abril. Até esta sexta-feira (9), 56% das grávidas e 54% dos doentes crônicos tinham sido imunizados, segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). Com relação à segunda fase, apenas o grupo das crianças entre seis meses e dois anos alcançou a meta, aproximadamente 85% foram vacinadas. Já na primeira fase, o Paraná imunizou 100% dos profissionais de saúde envolvidos no combate à gripe A e 95% dos indígenas que residem nas aldeias do estado.

Somando-se as duas etapas, o Paraná imunizou 59,8% da população. A primeira colocação, até o momento, era ocupada pelo Maranhão que tinha imunizado 63,5% do público alvo das duas fases. O estado que registrou os índices mais baixos foi Rondônia - apenas 18,2%. Em todo o país, 22% das pessoas dos grupos prioritários foram imunizadas.

Mortes

O Paraná foi o segundo estado em que mais ocorreram mortes por causa da gripe A H1N1 em 2010. De acordo com a Sesa, foram sete mortes no estado. O Pará é a unidade da federação em que mais houve óbitos, foram 25.

Dia D

Um mutirão de vacinação contra a gripe A acontecerá neste sábado (10). A novidade será que a população poderá se vacinar em shoppings, supermercados, terminais de ônibus e parques, além da imunização habitual que acontecerá também nos postos de saúde. A população entre 20 e 29 anos, doentes crônicos, gestantes e crianças entre seis meses e dois anos poderão receber a dose.

De acordo com as autoridades sanitárias, o Dia D não será realizado por causa dos índices de vacinação. O objetivo do Dia D é dar oportunidade para as pessoas que não podem procurar os postos de saúde durante a semana também poderem receber as doses.

Principais Manchetes

Tudo sobre:

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.