Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Saúde

Uma ajuda para decifrar o check-up

Interpretar os resultados dos exames de sangue é tarefa para o médico, mas você pode entender o que cada análise quer dizer

 | Daniel Castellano/Gazeta do Povo
(Foto: Daniel Castellano/Gazeta do Povo)

Quem nunca ouviu de algum conhecido “Preciso fazer um check-up”? O termo é utilizado como referência a uma bateria de exames para verificar se há algum problema com o organismo. Entretanto, não se trata de um exame rotineiro, para ser feito anualmente. Médicos solicitam um check-up com periodicidade variável, para mera checagem ou para verificar se o paciente apresenta as condições ideais para se submeter a uma cirurgia ou atividade específica, por exemplo.

O médico patologista, Emilio Granato, diretor técnico do laboratório Frischmann Aisengart, explica que o check-up é uma espécie de rastreamento que busca identificar alguma alteração bioquímica ou laboratorial em pacientes aparentemente saudáveis.

“Sintoma é aquilo que o paciente sente; sinal é aquilo que o médico, ao examinar, encontra. O check-up vai rastrear o que não é sentido pelo paciente nem visto pelo médico. O objetivo é detectar precocemente alterações que podem indicar o desenvolvimento de alguma doença. Antigamente, o diagnóstico vinha com sintomas e sinais; hoje é possível diagnosticar antes que eles apareçam.”

Sem pânico

Granato reforça que mesmo exames de sangue não apresentam resultados conclusivos para o diagnóstico final, ou seja, todos aqueles resultados devem, obrigatoriamente, ser interpretados por um médico. Outros fatores compõem a equação do diagnóstico, como histórico, hábitos, fatores de risco e imagens.

“O resultado de exames laboratoriais é parte de uma avaliação médica maior. Um resultado acima ou abaixo dos valores de referência não significa doença. Aquele valor pode ser o valor daquele paciente em específico”, esclarece. Por isso, não adianta passar por todos os exames e não levar os resultados ao médico porque os resultados estão dentro da faixa dos valores de referência. Do mesmo modo, resultados divergentes não são motivo para pânico.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.