• Carregando...
 | Gilberto Abelha/Jornal de Londrina
| Foto: Gilberto Abelha/Jornal de Londrina

A vacinação contra a gripe A H1N1 deverá ser normalizada até sexta-feira (30) em Cascavel, no Oeste do Paraná, de acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). Houve falta de vacina em oito das 23 unidades da saúde da cidade. Uma nova remessa das doses será enviada ao Paraná pelo Ministério da Saúde até o fim desta semana, segundo o órgão.

O motivo para a falta do produto foi que o município imunizou um número maior de doentes crônicos do que havia sido previsto e então faltou para pessoas de outros grupos prioritários, segundo informou o Paraná TV na terça-feira (27). Segundo a Sesa, os adultos jovens entre 20 e 29 anos e os doentes crônicos com idade igual ou superior a 60 anos que não conseguiram se imunizar não serão prejudicados. Isso porque a vacinação desses grupos vai até 7 de maio. Já a vacinação para as gestantes vai até 21 de maio.

A Sesa afirmou que a determinação do Ministério da Saúde (MS) era para que não fosse pedido nenhum tipo de declaração ou atestado médico aos doentes crônicos (com idade inferior a 60 anos). Por isso não era possível saber se as pessoas realmente eram doentes crônicos ou se afirmaram isso apenas para garantir a vacina na rede pública de saúde.

Apesar disso, o órgão entende que problemas como esse não devem voltar a ocorrer em Cascavel. A campanha de vacinação para os doentes crônicos com menos de 60 anos terminou na sexta-feira (23) e não foi prorrogada pelo MS.

Não havia falta de vacina contra a gripe A em outras cidades do Paraná, segundo a Sesa.

Calendário

O Ministério da Saúde prorrogou mais uma vez a campanha de vacinação contra a gripe A(H1N1). Diante da baixa adesão registrada, gestantes, doentes crônicos, jovens com 20 a 29 anos e crianças entre seis meses e dois anos poderão se vacinar até 7 de maio.

Desde o sábado (24), a campanha de imunização é destinada aos idosos, que também poderão se vacinar contra a gripe sazonal. Para esse grupo, a vacinação vai até o dia 7 de maio. Neste período, as crianças entre seis meses e dois anos recebem a segunda dose. Entre os dias 10 e 21 de maio será a vez dos adultos entre 30 e 39 anos se protegerem contra a gripe A (H1N1).

A meta do Ministério da Saúde é imunizar pelo menos 80% das pessoas de cada grupo de risco.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]