Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Contaminação

Vírus afetará 2 bilhões, diz OMS

De abril até agora, foram registradas 1.154 mortes no mundo causadas pela nova gripe. Há pessoas infectadas em 168 países

Veja quais são os grupos de risco, os sintomas da gripe e as formas de prevenção |
Veja quais são os grupos de risco, os sintomas da gripe e as formas de prevenção (Foto: )

São Paulo - Os infectados pela gripe A já chegam a 162.380 em todo o mundo, segundo o mais recente balanço da Organização Mundial da Saúde (OMS), divulgado ontem. Desse to­­tal, 1.154 pessoas morreram desde o aparecimento da doença, no Mé­­xico e nos Estados Unidos, em abril, e posterior desenvolvimento em uma pandemia global. A maioria das mortes ocorreu nas Américas.

A organização informou ainda que, até o fim da pandemia (epidemia generalizada), a doença irá afetar mais de 2 bilhões de pessoas. Ou seja, quase uma a cada três pessoas no planeta. Até agora, 168 países dos cinco continentes reportaram casos da gripe.

No boletim, a OMS esclarece que o total de casos "subestima o número real de afetados", já que os países não recebem instruções da organização de reportar cada caso individual e muitas pessoas po­­dem ter o vírus sem perceber, por não apresentarem sintomas.

Embora o H1N1 seja altamente contagioso, a organização voltou a afirmar que ele tem efeitos moderados.

O balanço divulgado ontem toma como base os escritórios regionais da organização. Segundo o informe, as Américas são as mais afetadas pela doença, com 98.242 casos e 1.008 mortes.

Em seguida vêm o Pacífico Oci­dental, com 26.661 casos e 39 mortes; a Europa, com 26.089 ca­­sos e 41 mortes; o Sudeste Asiático, com 9.858 casos, 65 mortes; o Medi­terrâneo Oriental, com 1.301 casos e 1 morte, e a África, 229 casos.

Também ontem, o Instituto Na­­cio­­nal de Saúde Pública da Holanda in­­formou sobre a morte de um jo­­vem de 17 anos. Foi o primeiro caso de morte causada pela doença no país. O jovem estava sofrendo de ou­­tra doença "muito séria" quando contraiu o vírus A (H1N1).

O Vietnã também relatou ontem a primeira morte relacionada à doença, de uma mulher de 29 anos. A mulher vivia na província costeira de Khanh Hoa, no sul do país, segundo um porta-voz da secretaria de saúde provincial.

Vacina

A farmacêutica GlaxoSmithKline informou que mais nove países encomendaram 96 milhões de doses de vacina para a gripe A (H1N1) desde o mês passado. Já foram encomendadas para a empresa 291 milhões de doses.

Em comunicado, a Glaxo afirmou que os primeiros lotes de vacina deve estar disponíveis no início de setembro. A empresa ressaltou, porém, que isso depende de quão bem o vírus usado para a produção da vacina se desenvolverá.

No mês passado, a OMS afirmou que os vírus usados para a produção de vacinas não estavam produzindo quantidades suficientes de um ingrediente fundamental para o produto. A Grã-Bretanha várias vezes afirmou que começará a vacinar sua população ainda neste mês.

O Brasil informou nesta semana que receberá um milhão de doses de vacina contra a gripe A no fim deste ano. Para 2010, a previsão do Ministério da Saúde é de que o Instituto Butantan seja capaz de produzir mais 17 milhões de doses para a população brasileira. Ainda não foram divulgados os critérios para decidir quem terá prioridade no acesso à vacina.

Principais Manchetes

Tudo sobre:

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.