Bolsonaro atribui 8/1 à esquerda e põe STF no fim da fila dos poderes. O programa Sem Rodeios desta sexta-feira (8) mostra que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) conta com o Congresso para aprovar o projeto de lei da anistia que pode reverter sua condenação à inelegibilidade e abrir caminho para concorrer na eleição presidencial de 2026. Ele vê o poder Legislativo como mais importante que o Executivo – referente à Presidência da República – e ao Judiciário. Ele ainda coloca a esquerda como arquiteta do 8 de janeiro de 2023.
Falaremos ainda sobre a preocupação dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) com a presença do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL) no seleto grupo de apoiadores do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump. Magistrados entendem que a presença do parlamentar foi um sinal de que o clã Bolsonaro tem proximidade suficiente com Trump para pedir ao presidente dos Estados Unidos que ponha em prática retaliações a integrantes do Supremo.
Ainda, vamos ver que o STF formou maioria para tornar o deputado Gustavo Gayer (PL-GO) réu por difamação, e a ida de Marcel van Hattem à Procuradoria-Geral da República (PGR) para discutir imunidade parlamentar.
É a partir das 14 horas, ao vivo.
Bolsonaro atribui 8/1 à esquerda e põe STF no fim da fila dos poderes
A possibilidade de reverter a inelegibilidade de Bolsonaro ganhou força após a vitória do republicano Donald Trump na eleição presidencial dos Estados Unidos. Para o ex-presidente do Brasil, isso fortalece a direita em todo o mundo.
“O Congresso pode. O Congresso é o caminho para quase tudo. O Poder mais importante é o Legislativo. Depois, o Executivo… O Congresso é o Poder mais importante. Ninguém votou em pessoal do Supremo”, disse em entrevista ao jornal O Globo publicada na quinta (7).
Sobre os atos de 8 de janeiro de 2023, Bolsonaro afirma que a invasão às sedes dos Três Poderes naquele dia “pelo que tudo indica, foi construído pela esquerda”. “Eu não estava aqui no 8 de Janeiro. Eu estava fora”, lembrou.
Ministros do STF preocupados com a eleição de Trump
De acordo com o jornal Metrópoles, a presença de Eduardo Bolsonaro o seleto grupo de apoiadores do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, dão sinal de de que o clã tem proximidade suficiente com Trump para pedir ao presidente dos Estados Unidos que ponha em prática retaliações a integrantes do Supremo.
Um exemplo seria avançar no projeto de lei que poderá impedir ministros do STF de entrarem nos EUA, sob o argumento de “ferir a liberdade de expressão”.
Gayer vira réu e van Hattem vai à PGR
Nesta quinta-feira (7), o deputado Marcel van Hattem (Novo-RS) esteve em reunião com o procurador-Geral da República, Paulo Gonet, tratando da imunidade de deputados e senadores na tribuna do parlamento. De acordo com van Hattem, embora seja vítima no processo após ser alvo de inquérito da Polícia Federal (PF), “a defesa é da democracia”.
“Eu tenho, na verdade, a oportunidade que Deus me deu, e os meus eleitores do estado do Rio Grande do sul, de defender a última trincheira do mandato parlamentar que é o uso da tribuna, sem ter quaisquer receios de retaliação”, disse van Hattem após a reunião.
Apesar da intimação, van Hattem se recusou a comparecer à Polícia Federal. “Não comparecerei diante de um delegado da Polícia Federal para dar quaisquer explicações porque a Constituição me garante, pelo artigo 53, inviolabilidade civil e criminal por quaisquer das minhas opiniões, votos e palavras”, disse o deputado na segunda-feira (4).
Assista diariamente ao programa Sem Rodeios
O programa Sem Rodeios traz a melhor análise diária do noticiário de política e dos bastidores de Brasília com comentários ao vivo de Jorge Serrão, André Marsiglia, Cláudio Dantas, Karina Michelin e Deltan Dallagnol. Apresentado por Guilherme Oliveira, vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 14h, no site da Gazeta do Povo, nos aplicativos de Android e Iphone e no canal do YouTube.
Aproveite e participe da comunidade do programa no WhatsApp. Tem vídeos do Serrão, áudios do Marsiglia e do Guilherme, links dos programas, reportagens e artigos exclusivos de outros colunistas da Gazeta do Povo. Entre no grupo clicando aqui.
STF decide sobre atuação da polícia de São Paulo e interfere na gestão de Tarcísio
Esquerda tenta mudar regra eleitoral para impedir maioria conservadora no Senado após 2026
Falas de ministros do STF revelam pouco caso com princípios democráticos
Sob pressão do mercado e enfraquecido no governo, Haddad atravessa seu pior momento
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS
Deixe sua opinião