Publicidade
Sem Rodeios

EUA enquadram Lula após petista provocar Secretário de Trump

O programa Sem Rodeios desta sexta-feira (24) analisa a resposta diplomática dos Estados Unidos às recentes declarações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O Departamento de Estado norte-americano afirmou que possui interesse na integridade do processo democrático brasileiro.

EUA rebatem Lula sobre eleições

O Departamento de Estado dos Estados Unidos rebateu as recentes declarações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e reafirmou o seu compromisso com o "processo democrático" brasileiro. Essa manifestação oficial surge como uma resposta direta ao desafio lançado pelo petista, que provocou o secretário de Estado americano, Marco Rubio, a "montar um comitê" para apoiar a candidatura do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) à Presidência da República.

Por meio de uma nota enviada à imprensa, o governo norte-americano esclareceu a sua posição diplomática. "Em termos gerais, os Estados Unidos têm um interesse histórico e global na liberdade de expressão e na integridade dos processos democráticos em todo o mundo, inclusive no Brasil", enfatizou o órgão internacional.

EUA anunciam nova tarifa contra trabalho forçado no Brasil

Além da tensão política, o governo americano confirmou uma nova tarifa de 12,5% sobre as importações do Brasil. O Escritório do Representante Comercial dos EUA aplicou a medida para atingir bens produzidos sob suspeita de trabalho forçado. Diante disso, o impacto na economia brasileira pode ser severo, uma vez que ministros do governo já confirmam que a dupla taxação americana pode chegar a 37,5% para diversos setores comerciais. Portanto, o cenário de exportação do país enfrenta um momento de forte instabilidade.

Ditadura na Nicarágua cassa registro de advogados

O programa também aborda a nova escalada autoritária da ditadura de Daniel Ortega na Nicarágua. O regime removeu o registro profissional de aproximadamente dois mil advogados durante esta semana. Segundo denúncias locais, o governo tomou a decisão de forma arbitrária para reprimir e impedir que opositores exerçam a profissão legalmente. Assim, a medida reforça as violações contínuas aos direitos constitucionais e à independência profissional no país centro-americano.

O Sem Rodeios vai ao ar às 13h30, ao vivo, pelo canal do YouTube da Gazeta do Povo.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.