O deputado José Guimarães (PT-CE), líder do governo Lula na Câmara, descartou a possibilidade de instauração de uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) para apurar a fraude bilionária no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). De acordo com Guimarães, falar em CPMI do INSS neste momento é “factóide”.
O deputado ainda afirmou que o governo não deixará a oposição transformar o tema em “palanque político” e que o foco do governo é esperar o avanço das investigações da Polícia Federal (PF) “doa a quem doer”. Guimarães deu as declarações em entrevista concedida ao Poder360, nesta segunda-feira (12).
Guimarães está em Pequim, na China, como integrante da comitiva que acompanha o presidente Lula (PT).
Padilha desconversa
O ministro da Saúde e ex-ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, desconversou sobre a possibilidade de instauração de uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) para apurar a fraude bilionária na folha de pagamento de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Padilha disse que desde que assumiu a pasta da Saúde, em março deste ano, está focado apenas nas pautas correspondentes à área da saúde.
“Há 60 dias eu estou no Ministério da Saúde, eu virei a chave já. Nos últimos 60 dias, a minha dedicação o tempo todo é buscar mais acesso ao tratamento da saúde no nosso país”, afirmou Padilha, nesta segunda-feira (12), ao ser questionado pelo Poder360 sobre a CPMI do INSS.
Lula compara suas vitórias eleitorais no Brasil à revolução chinesa
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comparou suas vitórias eleitorais no Brasil à revolução comunista chinesa de 1949, em que tanto ele como o Partido Comunista da China tiveram como prioridade a melhoria da qualidade de vida das populações mais pobres dos países.
A comparação foi feita ao final de um fórum com empresários nesta segunda (12) que anunciou um investimento de R$ 27 bilhões da China no Brasil, em setores como tecnologia, comunicação, saúde, energias renováveis e agronegócio.
“É a única razão que eu acredito que valeu a pena a revolução chinesa de 1949. O que valeu nossas eleições no Brasil é provar que quando um governo tem compromissos sociais e não esquece as origens daqueles que chegaram ao poder e querem governar para todos, as coisas melhoram”, declarou Lula.
Assista diariamente ao Sem Rodeios
O programa Sem Rodeios traz a melhor análise diária do noticiário de política e dos bastidores de Brasília com comentários ao vivo de Jorge Serrão, André Marsiglia, Júlia Lucy, Karina Michelin e Deltan Dallagnol. Apresentado por Rossana Bittencourt, vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 13h30, no site da Gazeta do Povo, nos aplicativos de Android e Iphone e no canal do YouTube.



