Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Sem Rodeios

O Brasil verá ministro ser preso?

O senador Alessandro Vieira (MDB-SE), relator da CPI do Crime Organizado, afirmou que o Brasil está próximo de ver um ministro de tribunal superior preso, em razão de investigações que apuram um suposto esquema de venda de sentenças e relações impróprias entre magistrados e pessoas investigadas. Segundo ele, práticas como viagens e benefícios pagos por empresários e advogados ligados a casos judiciais teriam sido naturalizadas no Judiciário, apesar de indícios graves. A declaração reacende o debate sobre falta de controle e responsabilização de membros da cúpula do sistema judicial brasileiro.

EUA reforçam Magnitsky contra Moraes

Apesar dos esforços de Lula em proteger ministros, o Departamento do Tesouro dos Estados Unidos reafirmou, em carta nesta segunda-feira (8) que as sanções aplicadas ao inistro do STF  Alexandre de Moraes — com base na Lei Global Magnitsky — têm como fundamento uma “campanha ilegal de censura” promovida por ele. Segundo o documento, Moraes teria usado sua autoridade para autorizar detenções arbitrárias pré-julgamento e suprimir a liberdade de expressão. A sanção acarreta consequências como bloqueio de bens e proibição de transações sob jurisdição dos EUA; além disso, já havia sido revogado o visto dele e de familiares diretos.  A carta também menciona investigação sobre pessoas que teriam auxiliado ou incentivado essa suposta “campanha ilegal de censura” contra cidadãos americanos.

Câmara aceita dosimetria proposta por Paulinho da Força

A Câmara dos Deputados aprovou, na madrugada desta quarta-feira (10), o PL da Dosimetria — projeto que altera a forma de cálculo de penas para condenados por crimes relacionados aos atos de 8 de janeiro de 2023 e à tentativa de golpe. 

Com a aprovação, a pena do Jair Bolsonaro, condenado a 27 anos e 3 meses, pode ser reduzida para cerca de 2 anos e 4 meses em regime fechado, segundo estimativas do relator.

O PL também facilita a progressão de regime de prisão — e prevê remição de pena via trabalho ou estudo — e estabelece redução de pena para quem não exerceu papel de liderança nos crimes de multidão.

Esperidião Amin assume relatoria do PL da Dosimetria na CCJ

O Senado designou o senador Esperidião Amin (PP‑SC) como relator do PL da dosimetria na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). O anúncio foi feito em nesta quarta-feira (10) pelo presidente da CCJ, Otto Alencar (PSD‑BA), que informou que o relatório deve ser apresentado na próxima quarta-feira (17). A proposta, que altera a forma de cálculo das penas de crimes contra a democracia — incluindo os envolvidos nos atos de 8 de janeiro e eventuais reduções que beneficiem o ex-presidente Jair Bolsonaro —, chegou ao Senado após ser aprovado na Câmara por ampla margem.

O Sem Rodeios é o programa que vai direto ao ponto: de segunda a sexta, ao vivo às 13h30, no canal da Gazeta do Povo no YouTube, com análises sobre os principais acontecimentos do dia. Fique por dentro!

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.