Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Lista de falecimentos - 10/02/2015

Nilson Pinheiro de Souza: dos estúdios da rádio à feirinha do Largo da Ordem

 | Arquivo da família
(Foto: Arquivo da família)

Aos 19 anos, Nilson Pinheiro de Souza dividia seu tempo entre os treinos e partidas de futebol no Clube Colorado com o trabalho de office-boy no jornal O Estado do Paraná, com sede na Rua Barão do Rio Branco, no Centro de Curitiba. Durante a tarefa de distribuir releases às emissoras de rádio da época, teve o interesse despertado pela função de sonoplasta. Abandonou a possível carreira de jogador de futebol e assumiu o trabalho de sonoplasta na Rádio Curitibana.

Passou por diversas rádios, emissoras de televisão e projetos nos teatros Guaíra e Paiol. Um dos seus trabalhos preferidos no Paiol foi a série Parcerias Impossíveis, iniciada na década de 1970 quando da inauguração do espaço. Reunia duas pessoas de diferentes atividades para bater um papo com a plateia. Um sucesso!

Sua competência como sonoplasta, propiciou a convivência com artistas brasileiros e internacionais, lembra a esposa Jussara Teresinha. Certa ocasião, fez turnê pelo Sul do Brasil com o humorista Zé Vasconcelos e, pelo interior do Paraná, com artistas da MPB no Projeto Pixinguinha. A "menina dos olhos" de Nilson era itinerante e proporcionava uma boa música a preços populares. "Correu o mundo" e nessa época, início da década de 1980, o sonoplasta resolveu colocar o "pé na estrada" em busca de novos projetos de vida pelo Brasil e América do Sul. Foi sozinho e fez de tudo um pouco em suas andanças.

Em 1987, voltou a Curitiba. A tecnologia, cada vez mais presente, tirou seu entusiasmo em voltar para a televisão ou para o rádio. Se não podia usar sua criatividade na área musical, o jeito era diversificar a área de atuação. A habilidade artística surgiu com o trabalho de confecção de placas em metal na empresa de um amigo.

O que viria a ser seu grande projeto dos anos posteriores surgiria de uma página de revista. Descobriu um material chamado concreto celular autoclavado, que possibilitava esculpir com facilidade e criar objetos decorativos. Nasceu o artesão e uma nova fase em sua vida. Voltou aos braços de Jussara Teresinha. "Vivemos uma segunda lua-de-mel", conta a esposa.

Os produtos fabricado, inicialmente sob encomenda, foram expostos na Feira do Largo da Ordem. Em 2000, o box no ponto turístico foi aprovado pela Fundação Cultural de Curitiba. A primeira fase foi de paciência, conta. O casal precisava esperar até as 10 horas para ocupar uma vaga de um feirante que não tivesse comparecido. Mas não perdia o bom humor. "Sempre foi muito comunicativo", define Jussara. Nessa época, Nilson mantinha um atelier na Rua Nilo Peçanha, com duas salas de exposição. As encomendas passaram a ser cada vez mais frequente, principalmente de turistas e importadores internacionais, como dos Estados Unidos, Itália, Austrália e Japão.

Em casa, cumpria expediente como se trabalhasse com carteira assinada. Levantava cedo, embrenhava-se no atelier e só saía para almoçar. Se tinha encomendas, permanecia acordado na madrugada até finalizar o pedido. "Foi os melhores anos de nossas vidas".

A cumplicidade não ocorria somente na convivência, mas no trabalho. Jussara Teresinha era seu braço direito e incentivadora das criações. "Era inquieto e caprichoso. Tudo que produzia, mantinha a sua alma". Deixa o pai Alcides, de 104 anos, a viúva Jussara, os três filhos, Nilceiane, Viviane e Juliano, e duas netas, Michelle e Ana Luiza.

Dia 13 de janeiro, aos 61 anos, de pneumonia, em Curitiba.

* * * * *Anna Amélia Pereira Santi, 80 anos. Profissão: autônomo. Filiação: Antônio Alves Pereira e Maria Budal Pereira. Sepultamento ontem.

Antônio Carlos de Jesus, 43 anos. Filiação: Izabel de Jesus. Sepultamento na quinta-feira, 12 de fevereiro, às 11h, no Cemitério Municipal Boqueirão.

Augusto Onesko, 68 anos. Profissão: bancário. Filiação: Elias Onesko e Ana Onesko. Sepultamento ontem.

Benedito Camargo, 75 anos. Profissão: auxiliar de produção. Filiação: Joaquim Camargo e Etelvina da Luz Carvalho. Sepultamento às 17h, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim, em São José dos Pinhais, saindo de residência.

Bruno Jakob Birk, 88 anos. Profissão: sapateiro. Filiação: João Jacob Birk e Cecília Elisabeta Birk. Sepultamento ontem.

Carlos Gilberto Balduino, 64 anos. Profissão: porteiro. Filiação: Brazilio Balduino e Raquel de Souza Balduino. Sepultamento às 14h, no Cemitério Municipal Água Verde, saindo do Cemitério Municipal São Francisco de Paula - capela 2.

Celso de Oliveira, 59 anos. Filiação: Sílvio de Oliveira e Anita Bueno de Almeida Oliveira. Sepultamento às 11h, no Cemitério Municipal Boqueirão, saindo da Capela na Igreja São José das Familias, na Acordes, no Sítio Cercado.

Cleia Silva, 70 anos. Profissão: copeira. Filiação: José Rodrigues da Silva e Jovita Queiroz da Silva. Sepultamento às 10h, no Cemitério Municipal Santa Cândida, saindo do Cemitério Municipal São Francisco de Paula - capela 1.

Darcy de Camargo Dias, 81 anos. Profissão: pintor. Filiação: Alvino Dias e Laurinda Dias. Sepultamento às 16h, no Cemitério Municipal Água Verde, saindo da capela 3.

Dimissiana Alves Ruthes, 93 anos. Profissão: do lar. Filiação: Manoel Alves e Lourença Alves. Sepultamento hoje, no Cemitério Paroquial Colônia Orleans.

Elaine Pereira, 27 anos. Profissão: doméstica. Filiação: Sebastião Pereira e Osvanira Silveira Pereira. Sepultamento ontem.

Elaine de Souza Machado, 32 anos. Profissão: vendedora. Filiação: Nelson Machado e Cleuza de Souza Machado. Sepultamento às 10h, no Cemitério Universal Necrópole Ecumênica Vertical.

Elisa Fiorese Santos, 85 anos. Profissão: do lar. Filiação: Luiz Fiorese e Maria Motin. Sepultamento ontem.

Felipe Ribas, 25 anos. Filiação: José Carlos Ribas e Vanderleia Rosa Ribas. Sepultamento na sexta-feira, 13 de fevereiro, às 14h, no Cemitério Municipal do Boqueirão.

Francisco José de Oliveira, 84 anos. Profissão: lavrador. Filiação: José Francisco de Oliveira e Quitéria Maria da Conceição. Sepultamento ontem.

Francisco da Chaga Ribeiro Sousa, 43 anos. Filiação: Cícero Laurindo de Sousa e Aliete Ribeiro Sousa. Sepultamento na segunda-feira, 16 de fevereiro, às 11h, no Cemitério Municipal Boqueirão.

Heitor Felipe dos Santos Silva, 2 dias. Filiação: Felipe dos Santos Silva e Pryscilla Ribeiro dos Santos Silva. Sepultamento hoje, em local a definir.

Henrique Moreira de Souza Neto, 67 anos. Profissão: engenheiro civil. Filiação: Henrique Moreira de Souza Filho e Haydee Aparecida dos Santos Moreira Souza. Sepultamento às 10h, no Crematório da Associação Beneficente Jardim da Saudade, saindo da capela do Cemitério Jardim da Saudade II, em Pinhais.

Ivo Duarti, 67 anos. Profissão: contador. Filiação: Leopoldo Duarti e Ulda Tirona Duarti. Sepultamento ontem.

Ivo Nogatz, 44 anos. Filiação: Roberto Nogatz e Verônica Nemetz Nogatz. Sepultamento ontem.

João Alberto de Souza, 57 anos. Filiação: Antônio de Souza e Catarina de Souza. Sepultamento na quarta-feira, 11 de fevereiro, às 14h, no Cemitério Municipal Boqueirão.

João Cipriano Filho, 85 anos. Profissão: vigilante. Filiação: João Cipriano e Maria Antônia. Sepultamento às 11h, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim, em São José dos Pinhais, saindo da capela da Paróquia Nossa Senhora da Paz, no Boqueirão.

José Claudino Rafael Filho, 79 anos. Filiação: José Claudino Rafael e Ana Jacomo de Moura. Sepultamento ontem.

José Ferreira da Silva, 77 anos. Filiação: Tobias Ferreira da Silva e Sofhia Deolinda Campos. Sepultamento na quarta-feira, 11 de fevereiro, às 11h, no Cemitério Municipal Boqueirão, saindo de local a ser designado.

José Pastorini, 36 anos. Filiação: Benjamim Resta Pastorini e Almerinda Pastorini. Sepultamento na quarta-feira, 11 de fevereiro, às 10h, no Cemitério Municipal Boqueirão.

Josielmo Nascimento de Oliveira, 20 anos. Profissão: empresário. Filiação: Gilson Nino de Oliveira e Maria Rita do Nascimento. Sepultamento na quarta-feira, 11 de fevereiro, em local a definir, saindo de residência.

Jurandir Wanderlei da Silva, 47 anos. Profissão: ajudante. Filiação: Casturina Mendes da Silva. Sepultamento às 10h, no Cemitério Memorial da Vida, em São José dos Pinhais, saindo de local a ser designado.

Karen Caroline Modolo, 19 anos. Profissão: professora. Filiação: Sérgio Modolo e Shirley Rodrigues de Lima Modolo. Sepultamento às 11h, no Cemitério Universal Necrópole Ecumênica Vertical, saindo de Comunidade Cristã Nova Vida.

Kayque Luciano dos Santos, 5 meses. Filiação: Odair Silva dos Santos e Jussara Vieira Luciano. Sepultamento ontem.

Liane do Rocio Fernandes Dias, 59 anos. Profissão: gerente comercial. Filiação: Salathiel Fernandes Dias e Cirene Correa Fernandes Dias. Sepultamento às 10h, no Cemitério Municipal São Francisco de Paula, saindo da capela 3.

Luiz Carlos da Cruz, 55 anos. Filiação: João Maria Meireles da Cruz e Aparecida Silva da Cruz. Sepultamento na quarta-feira, 11 de fevereiro, às 15h, no Cemitério Municipal Boqueirão.

Luiz Fernando Gubert Michinski, 59 anos. Profissão: técnico em segurança do trabalho. Filiação: Estanislau Michinski e Maria Mercedes Gubert. Sepultamento às 16h, em local a definir, saindo de local a ser designado.

Maria Cecília Pessoa Yassim, 70 anos. Profissão: do lar. Filiação: Manoel Luiz Matos Pessoa e Cecília Bettega Pessoa. Sepultamento ontem.

Maria Tereza Alves Marcelino, 66 anos. Profissão: do lar. Filiação: Manoel Aleixo Alves e Maria Bernardino Alves. Sepultamento ontem.

Mário de Lima Furquim, 57 anos. Profissão: auxiliar de produção. Filiação: Alfredo Vieira Furquim e Nair de Lima Furquim. Sepultamento às 11h, no Cemitério Municipal de Quatro Barras - São Sebastião, saindo da Igreja Assembleia de Deus, na Borda do Campo, em Quatro Barras.

Marlene Lecheta, 64 anos. Profissão: do lar. Filiação: Pedro Lecheta e Conceição Lecheta. Sepultamento ontem.

Miguel Belizário, 42 anos. Profissão: operador. Filiação: Domingos Belizário e Margarida Maria Belizário. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo de residência.

Nicola Júlio César Vacite, 52 anos. Profissão: autônomo. Filiação: Braz Vacite e Olga Martins Vacite. Sepultamento ontem.

Nilo Pommerening, 51 anos. Profissão: motorista. Filiação: Guilherme Pommerening e Luíza Pommerening. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Boqueirão.

Nilton César Ferreira de Paula, 42 anos. Filiação: Avelino Ferreira de Paula e Cecília Farias de Paula. Sepultamento na quinta-feira, 12 de fevereiro, às 15h, no Cemitério Municipal Boqueirão.

Oswaldo Alves Coimbra de Oliveira, 65 anos. Profissão: motorista. Filiação: Paulo Alves de Oliveira e Olga Coimbra. Sepultamento ontem.

Otília Jane Nicolletti, 71 anos. Filiação: José Nascimento Costa e Carlinda Lopes Costa. Sepultamento ontem.

Rael Natan Perin, 22 anos. Profissão: estudante. Filiação: Eldair Perin e Irene Perin. Sepultamento ontem.

Raquel Carneiro Gomes, 58 anos. Profissão: auxiliar de limpeza. Filiação: Sebastião Marcondes Gomes e Idalina Carneiro Gomes. Sepultamento às 17h, no Cemitério Universal Necrópole Ecumênica Vertical.

Rosa de Oliveira, 71 anos. Profissão: do lar. Filiação: Emílio Amattes Martins e Palmira Martins. Sepultamento às 13h, em local a definir, saindo de Associação de Moradores, na Rua José Alcides de Lima, 2311, no Capão Raso.

Rosita Moreira, 75 anos. Profissão: professora. Filiação: Gaudencio Moreira e Angelica Moreira. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo da capela do Cemitério Municipal de Jaguaraíva (PR).

Rubens Caesar Nascimento, 48 anos. Profissão: autônomo. Filiação: Mário Nascimento e Manita Carneiro Nascimento. Sepultamento ontem.

Sérgio Roberto de Borba, 54 anos. Profissão: empresário. Filiação: Antônio José Borba e Maria de Borba. Sepultamento às 17h, no Cemitério Memorial da Vida, em São José dos Pinhais, saindo do Cemitério Municipal Boqueirão - capela 2.

Sílvia Moreira Krieger, 35 anos. Profissão: supervisora. Filiação: Sílvio Moreira e Maria Rocha Moreira. Sepultamento às 9h, no Cemitério Municipal Boqueirão.

Sílvio Costa Neto, 28 anos. Profissão: lavrador. Filiação: João Lopes da Costa e Silvana Aparecida de Souza Costa. Sepultamento ontem.

Wilma Tissot Bueno, 67 anos. Profissão: do lar. Filiação: Antenor Tissot e Nair Tissot. Sepultamento às 9h, no Cemitério Universal Necrópole Ecumênica Vertical.

* * * * *As publicações neste espaço são gratuitas. Faça contato com a Central de Redação, pelo fone (041) 3321-5832, ou por e-mail obituario@gazetadopovo.com.br.

As informações constantes na relação de falecimentos são fornecidas pelo Serviço Funerário Municipal. Fone: 3313-5772

* * * * * Condolências

Deixe uma homenagem a um dos falecidos

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.