
Moradores e proprietários de estabelecimentos localizados ao lado do Rio Belém, especialmente na região próxima ao cruzamento da Rua Mateus Leme com Rua José Kormam, bem perto do Parque São Lourenço, sentem-se no dever de protestar pela incúria da prefeitura em adiar a solução para as enchentes sucessivas neste local. Agrava-se a situação, pois dia desses um morador morreu tragado pelo rio, em virtude de um imenso buraco aberto na calçada da Rua José Kormam, durante a chuvarada. A pergunta é: quem será responsabilizado por esta morte e pelos prejuízos no local?
Paulo Sertek, professor universitário
Resposta
A prefeitura informa que investiu mais de R$ 95 milhões em ações de prevenção a enchentes nos últimos cinco anos. Entre as ações estão 490 quilômetros de novas galerias pluviais e serviços de limpeza nas margens de rios da cidade numa extensão de 895 quilômetros, com a retirada de mais de 1,3 mil tonelada de lixo. Só neste ano, mais de 40 toneladas de lixo foram coletadas em rios e galerias. Para melhorar os escoamentos nos bairros, as novas obras de pavimentação da prefeitura contemplam também a rede de drenagem, com tubulações, caixas de captação de chuvas e bocas de lobo. Está em fase de licitação a execução do Plano Diretor de Drenagem de Curitiba, que vai fixar as diretrizes urbanas e ambientais para evitar a ocorrência de cheias na cidade.
EstaR
Resido no bairro Bacacheri, onde as ruas foram contempladas com zoneamento para o EstaR, como a Avenida Erasto Gaertner e outras próximas. Ruas com concentração de residências foram também escolhidas, criando sérios problemas para seus moradores e outras pessoas que, por exemplo, fazem visitas familiares, e consequentemente estão limitadas em seu tempo de permanência, pois ele transcorrido devem retirar o veículo. Entretanto vemos ruas, por exemplo no bairro do Juvevê, que são ocupadas com casas comerciais e não foram escolhidas para implantação do EstaR. Solicito esclarecimentos quanto aos critérios utilizados para a implantação do estacionamento pago em ruas com noventa por cento ou mais de residências
João Candido de Oliveira Neto
Resposta
De acordo com a prefeitura, índice de pontos comerciais na região, necessidade de rotatividade de vagas e solicitação feita à Urbs por comerciantes e moradores são os critérios que determinam a implantação de EstaR. Quando o EstaR é implantado em uma rua comercial, muitos motoristas que precisam dos serviços ali instalados estacionam em ruas residenciais próximas, permanecendo por longos períodos. Em muitos casos torna-se necessário implantar o EstaR para promover a rotatividade na ocupação das vagas. O Juvevê também terá áreas demarcadas pelo EstaR.
Valeta
Na Rua Coronel Luis José dos Santos, entre a Avenida Marechal Floriano Peixoto e a Rua Professor João Soares Barcelos, há uma valeta com mato muito alto que impede o tráfego de pedestres pela calçada. Com as chuvas constantes, o mato cresce muito e rapidamente, exigindo que a manutenção seja feita com maior frequência. O cheiro em alguns pontos é insuportável devido ao acúmulo de lixo. É necessário que se faça a roçada e a manutenção deste local com urgência.
Sirley S. Cezar
Resposta
A prefeitura responde que fará serviços de roçada e limpeza na área do córrego da Rua Coronel Luis José dos Santos.* * * * *
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