
Gostaria de pedir à prefeitura que fizesse um estudo para alterar o sentido da Rua Conselheiro Laurindo na quadra da Praça Santos Andrade, pois nessa esquina temos veículos vindos de três direções diferentes, o que torna perigosa e quase impossível a travessia de pedestres nesse local, principalmente por pessoas com dificuldades de locomoção, temporária ou definitiva. Entendemos que o respeito ao cidadão, assim como o direito à acessibilidade, deve ser o princípio máximo de uma administração pública.
Roseli Meneghin Macuco, engenheira civil
Resposta da prefeitura
A alteração sugerida só transferiria o problema para a esquina das ruas Conselheiro Laurindo com Alfredo Bufren. Os sinaleiros existentes nos cruzamentos da Rua Conselheiro Laurindo com as ruas Alfredo Bufren, Aminthas de Barros e XV de Novembro, permitem que os pedestres façam travessias seguras quando o sinal está vermelho para os veículos, desde que sejam usadas as faixas de pedestres sinalizadas nesses locais.
Descaso com moradores
Os moradores da Rua Albino Silva, no bairro Bom Retiro, estão indignados com a atitude da prefeitura de Curitiba que, da noite para o dia, transformou a referida rua em via rápida, um planejamento que beneficia corrida de carros e linhas de ônibus. Os moradores estão vivendo um verdadeiro inferno desde sua implantação. A rua é muito estreita sem acostamento de veículos, sinaleiro mal colocado, sem visibilidade nenhuma de quem trafega pela Rua Tefé. Há passagem de quatro linhas de ônibus, causando poluição dia e noite, barulho intenso de movimentação de carros com freadas, buzinas. Pedimos às autoridades competentes que revejam essas mudanças antes que aconteça algum acidente.
Marcos Augusto de Castro e Milton
Resposta da prefeitura
Com o crescimento da cidade e o aumento da frota de veículos no trânsito, os binários tornaram-se necessários para garantir a segurança dos pedestres, priorizar o transporte coletivo e melhorar a circulação. As obras de sinalização do novo binário do Bom Retiro ainda estão em andamento, mas, em atenção à observação do leitor, as equipes da Urbs farão uma vistoria para verificar problemas quanto à visibilidade do semáforo da rua Teffé.
Apito do trem
Como se já não bastasse o absurdo de Curitiba ser cortada por uma linha férrea, o trem simplesmente não tem horário para passar. Várias vezes durante a madrugada, bem cedo de manhã, tarde da noite. O cidadão que se vire para conseguir dormir. Moro junto à linha do trem e sofro com essa falta de critério para a circulação do trem em perímetro urbano durante a noite. A prefeitura deveria acordar com a ALL regras para esse trânsito.
Cláudia Krüger Brea
Resposta da prefeitura
O transporte sobre trilhos é regulamentado por lei federal, a qual prevalece sobre a legislação municipal. A sinalização sonora de segurança, acionada para avisar que o trem vai chegar a um cruzamento, não pode ser enquadrada na lei municipal que trata da poluição sonora. Existe projeto para desviar a rota dos trens da zona urbana, o qual está em fase de negociação entre a prefeitura de Curitiba e o governo federal.
* * * * * *
Buraco na rua? Ônibus demorado? Saneamento ineficiente? Corte de energia? Se você tem comentário a fazer sobre os serviços públicos, entre em contato com a coluna.
As mensagens selecionadas serão publicadas às segundas e quintas-feiras.
CENTRAL DE ATENDIMENTO AO LEITOR
Praça Carlos Gomes, 4 CEP 80010-140 Curitiba, PR Telefone (41) 3321-5999 Fax (41) 3321-5159



