Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Cidadão atento

Avenida Winston Churchill

Já informei ao 156 inúmeras vezes, mas sem resultado, o problema em relação à galeria pluvial existente na Avenida Winston Churchill, esquina com a Rua Vereador Adeodato Volpi. Depois de uma obra, sempre que chove, em vez de escoar, a água sobe, formando uma espécie de "gêiser" de água fria e suja. Várias lojas, incluindo a minha, acabam alagando por causa disso. Mesmo após várias reuniões com engenheiros da prefeitura, nada foi feito para resolver o problema. Não é preciso ser muito inteligente para saber que em algum lugar existe uma obstrução que impede a água de escoar, causando o refluxo. É urgente que se localize e se desobstrua a tubulação e, se necessário for, que se troque por uma de bitola maior.

Luiz Rorato

• Resposta: A prefeitura responde que fará intervenções necessárias no sistema de drenagem sob a Rua Winston Churchill para resolver o problema de escoamento das águas de chuva apontado pelo leitor.

Ônibus

Gostaria de saber por que a Urbs mandou reduzir o número de ônibus do transporte coletivo, principalmente os amarelos, depois das 18 horas. Algumas linhas, como a Rua XV/Barigui, já têm horários demorados e, com a determinação da Urbs, ficou ainda pior. O tempo de espera chega a ser constrangedor. Não é fácil ficar até duas horas no ponto aguardando o ônibus. Antes mesmo de as férias escolares começarem, no ano passado, já houve a redução. Os trabalhadores pagam passagem e querem que seus direitos sejam respeitados.

Josirene Rodrigues de Sousa

• Resposta: Devido ao período de férias escolares, algumas linhas de ônibus tiveram pequenas alterações nos intervalos entre os veículos, em função da queda no número de passageiros, explica a prefeitura. A maior parte das alterações foi feita em linhas que passam perto de escolas e universidades. No caso da linha Rua XV/Barigui, durante as férias o intervalo mudou de 15 para 18 minutos. As alterações de horários nas linhas de ônibus sempre podem ser consultadas no site da Urbs (www.urbs.curitiba.pr.gov.br) ou pelo telefone 156.

• Comentário da leitora: Meu questionamento é: por que os ônibus estavam demorando tanto? Acredito que um ajuste de 15 para 18 minutos não merece justificativa, mas ficar até duas horas no ponto do ônibus é demais. Como cidadãos, merecemos que os ônibus passem no horário previsto, pois, se não for assim, por que haver tabela de horário?

Água parada

Lamentavelmente, o serviço 156 não está respondendo e, provavelmente, nem dando sequência às demandas dos cidadãos. Na Praça Generoso Marques, onde está o Paço da Liberdade, existem alguns espelhos d’água na frente do paço, e outro atrás. Todos estão com água parada e podre, e com o esguicho desativado. Acredito que foram construídos para funcionar e embelezar o local, mas não é o que está acontecendo.

José Jesus de Souza

• Resposta: Atendendo à solicitação do leitor, equipes da prefeitura já fizeram serviços de limpeza nos dois espelhos d’água da Praça Generoso Marques.

Jardinete Erasmo Maeder

O jardinete existente na Rua Erasmo Maeder recebeu manutenção apenas duas vezes em 2013. Em 18 de novembro, solicitei pelo 156 a manutenção e não obtive nenhuma resposta. Ao consultar o site, verifiquei que a solicitação está "em trâmite". Nada de resposta, nada de previsão.

Wilson Leonardo Doris

• Resposta: A prefeitura responde que está concluindo o processo de licitação para serviços de limpeza e manutenção das áreas públicas da cidade. Até a conclusão da licitação, o trabalho é feito por equipes próprias, que precisam atender as 1.080 áreas de lazer, como jardinetes, parques, praças, bosques e eixos de animação.

• Comentário do leitor: Gerúndios são bem apropriados para o que está acontecendo na cidade. Não há planejamento de nada! Estão concluindo, mas até quando? Estão fazendo a manutenção com equipe própria, mas onde? Não vejo manutenção de nenhuma praça do meu bairro. Não vejo continuidade em nenhuma obra paralisada.

* * * * *Buraco na rua? Ônibus demorado? Saneamento ineficiente? Corte de energia? Se você tem comentário a fazer sobre os serviços públicos, entre em contato com a coluna. As mensagens selecionadas serão publicadas às segundas e quintas-feiras. CENTRAL DE ATENDIMENTO AO LEITOR Praça Carlos Gomes, 4 – CEP 80010-140 – Curitiba, PR – Telefone (41) 3321-5999 – Fax (41) 3321-5159 – leitor@gazetadopovo.com.br

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.