Já informei ao 156 inúmeras vezes, mas sem resultado, o problema em relação à galeria pluvial existente na Avenida Winston Churchill, esquina com a Rua Vereador Adeodato Volpi. Depois de uma obra, sempre que chove, em vez de escoar, a água sobe, formando uma espécie de "gêiser" de água fria e suja. Várias lojas, incluindo a minha, acabam alagando por causa disso. Mesmo após várias reuniões com engenheiros da prefeitura, nada foi feito para resolver o problema. Não é preciso ser muito inteligente para saber que em algum lugar existe uma obstrução que impede a água de escoar, causando o refluxo. É urgente que se localize e se desobstrua a tubulação e, se necessário for, que se troque por uma de bitola maior.
Luiz Rorato
Resposta: A prefeitura responde que fará intervenções necessárias no sistema de drenagem sob a Rua Winston Churchill para resolver o problema de escoamento das águas de chuva apontado pelo leitor.
Ônibus
Gostaria de saber por que a Urbs mandou reduzir o número de ônibus do transporte coletivo, principalmente os amarelos, depois das 18 horas. Algumas linhas, como a Rua XV/Barigui, já têm horários demorados e, com a determinação da Urbs, ficou ainda pior. O tempo de espera chega a ser constrangedor. Não é fácil ficar até duas horas no ponto aguardando o ônibus. Antes mesmo de as férias escolares começarem, no ano passado, já houve a redução. Os trabalhadores pagam passagem e querem que seus direitos sejam respeitados.
Josirene Rodrigues de Sousa
Resposta: Devido ao período de férias escolares, algumas linhas de ônibus tiveram pequenas alterações nos intervalos entre os veículos, em função da queda no número de passageiros, explica a prefeitura. A maior parte das alterações foi feita em linhas que passam perto de escolas e universidades. No caso da linha Rua XV/Barigui, durante as férias o intervalo mudou de 15 para 18 minutos. As alterações de horários nas linhas de ônibus sempre podem ser consultadas no site da Urbs (www.urbs.curitiba.pr.gov.br) ou pelo telefone 156.
Comentário da leitora: Meu questionamento é: por que os ônibus estavam demorando tanto? Acredito que um ajuste de 15 para 18 minutos não merece justificativa, mas ficar até duas horas no ponto do ônibus é demais. Como cidadãos, merecemos que os ônibus passem no horário previsto, pois, se não for assim, por que haver tabela de horário?
Água parada
Lamentavelmente, o serviço 156 não está respondendo e, provavelmente, nem dando sequência às demandas dos cidadãos. Na Praça Generoso Marques, onde está o Paço da Liberdade, existem alguns espelhos dágua na frente do paço, e outro atrás. Todos estão com água parada e podre, e com o esguicho desativado. Acredito que foram construídos para funcionar e embelezar o local, mas não é o que está acontecendo.
José Jesus de Souza
Resposta: Atendendo à solicitação do leitor, equipes da prefeitura já fizeram serviços de limpeza nos dois espelhos dágua da Praça Generoso Marques.
Jardinete Erasmo Maeder
O jardinete existente na Rua Erasmo Maeder recebeu manutenção apenas duas vezes em 2013. Em 18 de novembro, solicitei pelo 156 a manutenção e não obtive nenhuma resposta. Ao consultar o site, verifiquei que a solicitação está "em trâmite". Nada de resposta, nada de previsão.
Wilson Leonardo Doris
Resposta: A prefeitura responde que está concluindo o processo de licitação para serviços de limpeza e manutenção das áreas públicas da cidade. Até a conclusão da licitação, o trabalho é feito por equipes próprias, que precisam atender as 1.080 áreas de lazer, como jardinetes, parques, praças, bosques e eixos de animação.
Comentário do leitor: Gerúndios são bem apropriados para o que está acontecendo na cidade. Não há planejamento de nada! Estão concluindo, mas até quando? Estão fazendo a manutenção com equipe própria, mas onde? Não vejo manutenção de nenhuma praça do meu bairro. Não vejo continuidade em nenhuma obra paralisada.
* * * * *Buraco na rua? Ônibus demorado? Saneamento ineficiente? Corte de energia? Se você tem comentário a fazer sobre os serviços públicos, entre em contato com a coluna. As mensagens selecionadas serão publicadas às segundas e quintas-feiras. CENTRAL DE ATENDIMENTO AO LEITOR Praça Carlos Gomes, 4 CEP 80010-140 Curitiba, PR Telefone (41) 3321-5999 Fax (41) 3321-5159 leitor@gazetadopovo.com.br



