Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
cidadão atento

Bairro molhado e barulhento

 |

Eu adoro morar no Bairro Alto. Primeiro porque quando chove, formam-se imensas piscinas naturais em frente às casas e as pessoas podem nadar sem precisar frequentar clubes. Segundo porque quando tem festa no Expotrade, não precisamos sair de nossas camas para ouvir até o fim as músicas sertanejas que tocam lá em alto e bom som até as 4 ou 5 horas da manhã. Terceiro porque dirigir por aqui é pura aventura, pois temos buracos para desviar, remendos de antipó que fazem solavancos e ruas com cruzamentos mal sinalizados que causam acidentes que mexem com nossa adrenalina.

Yara Loeffler

Resposta

De acordo com a prefeitura, o Bairro Alto recebeu diversas melhorias nos últimos anos. Entre elas, 75,7 mil quilômetros de pavimento em pedra, antipó ou asfalto definitivo; revitalização em 3,4 mil metros em ruas; implantação de asfalto em 5,6 mil metros; obras de drenagem e prevenção de enchentes na transposição da BR-476, melhoria na iluminação de ruas; revitalização da praça Bernardo Ostin, do CMEI Bairro Alto/Tarumã, do CEI Curitiba Ano 300, do CMEI Irmã Dulce e do Armazém da Família do Bairro Alto, entre outras obras. Está em construção a trincheira da Avenida Gustavo Hartmann e em fase inicial a primeira etapa da Linha Verde Norte.

Lixo compactado

Há meses a coleta de lixo reciclável não acontece na minha rua (Bartolomeu L. de Gusmão), no bairro Hauer. Mesmo o caminhão passando, não coleta o lixo nas residências. Houve ocasiões em que os coletores ficaram passando com o caminhão sobre o lixo para compactá-lo, a fim de caber no veículo. Já fiz diversas reclamações no telefone 156, mas até o momento não houve solução. Na capital ecológica, onde pagamos pela coleta, não recebemos o serviço.

Alfredo do Prado

Resposta

Em atenção à queixa do leitor, a prefeitura afirma que orientou as equipes da coleta seletiva que atendem a área. A Secretaria Municipal do Meio Ambiente informa que vai monitorar a operação da coleta de lixo reciclável na região.

Multa perdoada

Em março presenciei algo surpreendente por parte da Diretran: um agente de trânsito foi chamado para verificar um carro que estava estacionado irregularmente na calçada. Ao chegar, o agente comunicou ao infrator que lhe daria "uma colher de chá" e não o autuaria e que ele não deveria mais repetir essa infração. Surpreendente, visto que o infrator foi pego em flagrante, seu carro impedia a passagem dos pedestres e os colocava em risco, pois tinham que trafegar pela rua. Eu gostaria de ver todos os motoristas tendo essa mesma oportunidade de "corrigir" seus atos após serem flagrados infringindo uma lei.

Helena Korte

Resposta

Em casos de estacionamento irregular em que o motorista infrator está no local, os agentes da Diretran adotam o procedimento presenciado pelo leitor, informa a prefeitura. A autuação e a remoção com serviços de guincho são medidas adotadas quando o motorista se recusa a seguir as orientações ou quando não é encontrado pelo agente.

* * * * *

Buraco na rua? Ônibus demorado? Saneamento ineficiente? Corte de energia? Se você tem comentário a fazer sobre os serviços públicos, entre em contato com a coluna.

As mensagens selecionadas serão publicadas às segundas e quintas-feiras.

CENTRAL DE ATENDIMENTO AO LEITOR - Praça Carlos Gomes, 4 – CEP 80010-140 – Curitiba, PR Telefone (41) 3321-5999 – Fax (41) 3321-5159

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.