Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Cidadão atento

Parque Atuba

 |

O belo Parque Atuba, que leva inúmeras pessoas a caminhadas diárias, está de um jeito que nunca se viu, afundando em mato, as aves aquáticas devem ter migrado para outros lugares, pois não há mais espaço no lago, tomado por plantas aquáticas em toda a extensão. A Linha Verde do Tarumã até o Trevo do Atuba está um caos, inclusive podendo ocorrer graves acidentes, pois não se consegue enxergar os veículos sem colocar o pé na pista. Gostaria de saber por que a prefeitura não agiliza a limpeza da área, uma vez que demorar mais vai significar mais custos, pois exigirá mais operários.

Aristóteles de Mello

Resposta: Na segunda semana de abril foi iniciada uma operação de manutenção nos equipamentos e áreas verdes do Parque Atuba, explica a prefeitura. As edificações estão sendo reformadas e as churrasqueiras estão sendo pintadas. Em seguida será feita a limpeza do lago.

Rua São Luiz

Ao contrário do Batel, os moradores da Rua São Luiz, bairro Cabral, estão abandonados. O mato está tomando conta da rua e a pracinha na esquina com a Rua Vereador Antonio dos Reis Cavalheiro está simplesmente encoberta pelo mato. Assim como eu, vários vizinhos fizeram solicitações para a limpeza desde o final do ano passado.

Rossane Zucarelli

Resposta: A pracinha receberá serviços de manutenção, limpeza e roçada, responde a prefeitura. Os contratos com as empresas que prestam esses serviços venceram no fim do ano passado e foram revistos antes de ser renovados, o que gerou demora na execução de alguns serviços.

Sinalização

Ao transitar pela Rua João de Oliveira Franco, no bairro Fanny, o meu veículo foi batido por outro que vinha pela Rua Santa Maria, que por sua vez forma uma bifurcação em T com a Rua João de Oliveira Franco. O condutor do veículo que avançou a preferencial alegou que não há placa sinalizando a preferencial. Isso não justifica o acidente, mas a sinalização deveria existir. Onde está a fiscalização? Cadê a placa de "Pare" no local?

Amilton Mildenberger

Resposta: A prefeitura responde que já teve de substituir a placa de "Pare" no local mencionado pelo leitor várias vezes devido a atos de vandalismo. A placa será colocada no local novamente. Cabe lembrar que o Código de Trânsito, em seu artigo 29, estabelece que "quando veículos, transitando por fluxos que se cruzem, se aproximarem de local não sinalizado, terá preferência de passagem aquele que vier pela direita do condutor; ao aproximar-se de qualquer tipo de cruzamento, o condutor do veículo deve demonstrar prudência especial, transitando em velocidade moderada, de forma que possa deter seu veículo com segurança para dar passagem a pedestre e a veículos que tenham o direito de preferência".

Mobilidade

Sou morador do bairro Portão, na Rua Alipia Marques Verchai esquina com a Rua Lourival Portela Natel, ao lado do terminal Portão. Pela calçada da Rua Lourival Portela Natel em direção a Rua Augusto de Mari, em frente de um restaurante, há dois postes, um frente do outro, deixando no máximo 30 cm para os pedestres passarem. Reclamei há mais de três meses e até agora nada foi feito. Eles reconheceram o problema e também mencionaram a existência de uma mureta que também atrapalha o fluxo de pedestres, mas tudo continua do mesmo jeito.

Almiro Cesar Taborda Ribas

Resposta: A prefeitura responde que notificou o proprietário do imóvel para que retire a mureta construída irregularmente sobre a calçada, dificultando a passagem de pedestres. A Copel informou que o poste existente no meio da calçada é muito antigo e abriga cabos de energia elétrica que se estendem em áreas subterrâneas, os quais alimentam várias construções, tornando inviável a sua relocação.

* * * * *Buraco na rua? Ônibus demorado? Saneamento ineficiente? Corte de energia? Se você tem comentário a fazer sobre os serviços públicos, entre em contato com a coluna. As mensagens selecionadas serão publicadas às segundas e quintas-feiras. CENTRAL DE ATENDIMENTO AO LEITOR Praça Carlos Gomes, 4 – CEP 80010-140 – Curitiba, PR – Telefone (41) 3321-5999 – Fax (41) 3321-5159 – leitor@gazetadopovo.com.br

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.