Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
cidadão atento

Parque Tingui

 |

Os lagos do Parque Tingui estão sendo novamente tomados por planta aquática invasora, provavelmente a salvinia molesta, que rapidamente cobre todo o espelho d'água dos lagos. Trata-se de uma praga que traz sérios prejuízos à oxigenação da água ao bloquear a luz solar. A manutenção preventiva, mais barata, rápida e eficiente, evitaria sua proliferação. No entanto, como tem ocorrido em anos anteriores, a prefeitura espera que os lagos fiquem inteiramente tomados pela praga para tomar providências.

Edson E. L. Queluz

Resposta

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Curitiba esclarece que a planta aquática invasora do Parque Tingui e de outros lagos de parques municipais, trata-se de uma praga que prolifera rapidamente e chega a cobrir toda a superfície dos lagos. Conforme informação da equipe técnica que estuda o assunto, a eliminação ou redução dela não poderá ser feita com a utilização de venenos, face às óbvias restrições ambientais. Com relação ao controle biológico, estuda-se a forma mais eficiente de solução do problema. Dessa forma, a única solução imediata é a remoção mecânica ou manual das plantas, o que já vem sendo executado pelas equipes de manutenção dos parques.

* * * * * *

Buraco na rua? Ônibus demorado? Saneamento ineficiente? Corte de energia? Se você tem comentário a fazer sobre os serviços públicos, entre em contato com a coluna. As mensagens selecionadas serão publicadas às segundas e quintas-feiras.

CENTRAL DE ATENDIMENTO AO LEITOR

Praça Carlos Gomes, 4 – CEP 80010-140 – Curitiba, PR Telefone (41) 3321-5999 – Fax (41) 3321-5159

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.