
Quais são os procedimentos legais para o caso de sons, musicas, barulhos durante a noite? Por duas vezes consecutivas em um feriado e um domingo, próximo à minha casa, houve festas com músicas sendo tocadas até às 2 horas da manhã. Fiz ligações ao 190 e fui informado que não podem efetuar uma visita sem uma queixa formal e acompanhado de quem se sente prejudicado. A lei não determina um momento, um limite ou alguma coisa que faça com que uma entidade pública possa nos apoiar ou ajudar nestas horas? Somos obrigados a ouvir isso sem ao menos termos uma ajuda de órgãos que procurem a harmonização de um local?
João Alfredo
Resposta
Para casos de perturbação do sossego público com sons provenientes de residências, a leitora deve acionar a Guarda Municipal, pelo telefone 153. Se as fontes de ruídos forem bares, deve registrar a queixa no telefone 156, para que a Secretaria Municipal do Meio Ambiente agende uma visita para fazer a medição. E se o problema for causado por veículos ou por pessoas em áreas públicas, deve acionar a Policia Militar, pelo 190.
Faixa de pedestres
Sou vizinha de um condomínio vertical recém construído na Rua Raposo Tavares, esquina com a Rua São Domingos, no bairro Pilarzinho. A rua principal (Raposo Tavares) é uma via com intenso fluxo de veículos e no cruzamento faz uma curva acentuada, o que prejudica a visibilidade dos pedestres e dos motoristas de veículos, dificultando a travessia das pessoas. É urgente a instalação de uma faixa para pedestres nesta esquina e maior número de redutores de velocidade em toda a extensão da via.
Sílvia Regina Ribeiro Sans Salomão
Resposta
A Urbs responde que constatou a necessidade de melhorar a sinalização e estuda alternativas para aumentar a segurança no trânsito da rua Raposo Tavares.
Buracos
Minha rua vive esburacada e acho que a prefeitura gasta mais com a operação tapa-buracos do que se fizesse asfalto definitivo. Semana passada vi que estavam passando asfalto novo em várias ruas próximas ao Centro de Curitiba que nem estavam com asfalto tão ruim.
Mauro Giller
Resposta
A prefeitura responde que várias ruas da região central estão recebendo melhorias porque compõe o Anel Viário para melhorar as condições de trânsito na cidade. O programa de recuperação de asfalto prioriza as ruas de maior circulação de veículos. O objetivo é evitar a degradação do pavimento, exigindo, mais tarde, obras de alto custo. A malha viária de Curitiba tem 1.500 quilômetros de ruas com antipó antigo. A prefeitura vem substituindo o antipó por asfalto definitivo, priorizando ruas de maior importância para o sistema viário e as que compõem trajetos dos veículos do transporte público. Nas demais ruas, a prefeitura faz operações tapa buracos, para melhorar as condições de tráfego. O leitor pode protocolar no serviço 156 ou na administração regional do seu bairro o pedido de manutenção do pavimento da rua onde reside.
* * * *
Buraco na rua? Ônibus demorado? Saneamento ineficiente? Corte de energia? Se você tem comentário a fazer sobre os serviços públicos, entre em contato com a coluna.
As mensagens selecionadas serão publicadas às segundas e quintas-feiras.
CENTRAL DE ATENDIMENTO AO LEITOR
Praça Carlos Gomes, 4 CEP 80010-140 Curitiba, PR Telefone (41) 3321-5999 Fax (41) 3321-5159



