Há um poste na Rua Cícero Jaime Bley, no Bacacheri, que há meses ameaça cair e ninguém faz nada. Já liguei para o 156, chamei a Copel, a GVT. E o poste continua lá: impávido, esperando uma chuva mais forte ou um vento impetuoso para cair sobre algum carro ou, pior, sobre alguma pessoa. Vão esperar alguma tragédia acontecer, para só então tomarem providências?
Nanci B. L. Reis
Resposta: A prefeitura responde que notificou a empresa de telefonia GVT e o serviço de correção na posição do poste mencionado pela leitora já foi feito.
Rua João Batista Dallarmi
A Rua João Batista Dallarmi encontra-se em total abandono. Estranhamente, ela recebeu recapeamento asfáltico em apenas parte dela, até o Condomínio Porto Felicce. No restante são só remendos.
Marcos Fabricio Pereira
Resposta: A malha viária da cidade tem 4.631 quilômetros, dos quais cerca de 1,7 mil quilômetros são de pavimento antigo, com mais de três décadas de uso, explica a prefeitura. O programa de revitalização de pavimento, neste ano, atende as ruas incluídas na Lei Orçamentária Anual de 2014 e indicadas pela população nas audiências públicas promovidas no ano passado. O programa prioriza as vias principais, as que servem às rotas do transporte coletivo e as que possuem hospitais e escolas. O trecho não revitalizado da Rua Batista Dallarmi poderá ser incluído na LOA de 2015.
Buracos
Há um buraco na Avenida Getúlio Vargas na altura do nº 1.235. Próximo ao local, um poste informativo foi deitado ao chão e um pouco mais adiante há mais um buraco, colocando o pedestre em perigo constante.
Saad Hamdar
Resposta: A prefeitura responde que as calçadas da Avenida Presidente Getúlio Vargas estão sendo revitalizadas, no trecho entre as ruas Castro Alves e Marechal Floriano Peixoto, como parte das obras de melhoria das vias de acesso ao estádio da Arena da Baixada. A tampa da caixa da fiação semafórica existente na calçada da avenida no ponto mencionado pelo leitor será recolocada.
Academias
Muitos pais não sabem ler, pois deixam seus filhos com menos de 12 anos brincar nos equipamentos de exercícios para os adultos instalados em vários parques de Curitiba. Por que a prefeitura não faz ou instala brinquedos para crianças abaixo de 12 anos ao lado dos equipamentos de ginástica? Assim não teríamos transtornos com acidentes e os pais que vão fazer seus exercícios ficariam mais tranquilos.
Zainara Eliane Pereira, vendedora
Resposta: Existem áreas de lazer na cidade onde há parquinhos infantis junto às academias ao ar livre, explica a prefeitura. Mesmo assim, há uso dos equipamentos das academias ao ar livre por crianças. Nos painéis instalados nas academias estão as orientações para o uso seguro dos equipamentos. A segurança das crianças é responsabilidade dos pais. Os usuários das academias podem ajudar a solucionar essas situações, orientando os pais que permitem a presença de crianças para que observem as recomendações das placas instaladas nesses espaços.
Parque Tanguá
Os turistas que chegam ao Parque Tanguá se encantam com a arquitetura do projeto com espelhos dágua, mirantes e jardinagens. Mas logo no segundo momento se decepcionam com o forte odor de esgoto que exala da água do chafariz e dos lagos da pedreira que compõe o parque. O odor é insuportável, não foge aos comentários dos turistas, que reclamam.
Carlos Bahia
Resposta: O mau cheiro é decorrente da proliferação de algas, que acontece em épocas de calor, explica a prefeitura. Equipes da Secretaria Municipal do Meio Ambiente já esvaziaram os espelhos dágua e estão fazendo serviços de limpeza. Também foi feita coleta de amostras da água do lago, para verificação das causas da infestação de algas. Assim, será possível fazer as intervenções adequadas.
* * * * *Buraco na rua? Ônibus demorado? Saneamento ineficiente? Corte de energia? Se você tem comentário a fazer sobre os serviços públicos, entre em contato com a coluna. As mensagens selecionadas serão publicadas às segundas e quintas-feiras. CENTRAL DE ATENDIMENTO AO LEITOR Praça Carlos Gomes, 4 CEP 80010-140 Curitiba, PR Telefone (41) 3321-5999 Fax (41) 3321-5159 leitor@gazetadopovo.com.br



