A Rua Buenos Aires é uma importante via de ligação com a zona sul da cidade, inclusive fazendo parte do anel viário de Curitiba. Para a Copa, a via foi fechada a fim de proporcionar a execução das obras da praça e do estádio do Atlético. Pois bem, o sonho acabou, a Copa passou, mas ficou o legado: a Rua Buenos Aires fechada, interditada com grades e cadeados e o trânsito prejudicado, como se agora fosse uma rua particular. Queremos nossa rua de volta!
Carlos S. Maia
Resposta: O trecho da Rua Buenos Aires entre a Avenida Getúlio Vargas e a Rua Brasílio Itiberê deve continuar bloqueado até setembro, quando serão concluídas as obras de instalação do teto retrátil na Arena da Baixada.
Cadastro na Cohab
Fiquei sabendo que, para renovar cadastro na Cohab na Rua da Cidadania do Boa Vista, o cidadão deverá agendar antes. Isso é ruim para a comunidade, que muitas vezes não sabe da norma, vai até o posto e volta sem ser atendido. Não é o meu caso, mas já presenciei a situação. Pode até ser uma norma para todos os escritórios das ruas da cidadania, mas acredito que isso piorou o atendimento.
José Carlos Oliveira
Resposta: O atendimento programado diminuiu o tempo de espera na agência da Cohab, além de possibilitar melhor acompanhamento dos serviços prestados. Os agendamentos podem ser feitos por meio do Alô Cohab, 0800-413233, que atende de segunda a sexta-feira, das 9 às 15 horas, ou diretamente na agência de atendimento. No primeiro contato, o cidadão receberá informações básicas e orientação sobre requisitos e documentos necessários para fazer solicitações de serviços, evitando que as pessoas se desloquem desnecessariamente, perdendo a viagem por não portar algum documento. Para os serviços que demandam menor tempo de atendimento, como o cadastro na fila, se o cidadão estiver com a documentação completa poderá receber o serviço; no entanto, permanecerá mais tempo na agência. A Cohab oferece alguns serviços em seu site (cohabct.com.br), menu "serviços", como a atualização da inscrição no cadastro da Cohab-CT, possibilitando maior comodidade ao cidadão, que não precisará ir até uma das agências de atendimento.
Rua Madre Maria dos Anjos
Acabaram com a Rua Madre Maria dos Anjos, nos fundos da Arena da Baixada. Tem entulho da Copa pelo chão, mudaram o zoneamento do bairro e agora, com a construção do prédio anexo ao estádio, acabou o sol do pequenino prédio no fim da rua. É um descaso sem tamanho. Parece uma vila, um cortiço!
Luciana Mikilita
Resposta: A prefeitura responde que está fazendo obras de revitalização na Rua Madre Maria dos Anjos. O prédio de seis pavimentos que abriga o setor administrativo da Arena da Baixada foi construído de acordo com a legislação urbanística vigente. Não houve mudança na lei de zoneamento.
Trincheira
Acredito que a prefeitura de Curitiba perdeu a total noção das necessidades do trânsito da cidade. Um exemplo é gastar um dinheirão e tempo para fazer uma trincheira que não adiantou absolutamente nada para melhorar a fluidez do trânsito no local, como a trincheira da Rua Chile. Por que não fizeram mão dupla para desafogar o trânsito, sem a necessidade daquele sinaleiro na Guabirotuba? Pela manhã, o trânsito fica todo engarrafado na Avenida das Torres, quase desde São José. Sinceramente, um absurdo.
Sidney Cleto
Resposta: A trincheira foi projetada para possibilitar a ligação Jardim Botânico/Água Verde, com o sistema binário Chile/Guabirotuba. O semáforo foi implantado por questões de segurança, devido ao elevado índice de pedestres que fazem a travessia no local.
* * * * *Buraco na rua? Ônibus demorado? Saneamento ineficiente? Corte de energia? Se você tem comentário a fazer sobre os serviços públicos, entre em contato com a coluna. As mensagens selecionadas serão publicadas às segundas e quintas-feiras. CENTRAL DE ATENDIMENTO AO LEITOR Praça Carlos Gomes, 4 CEP 80010-140 Curitiba, PR Telefone (41) 3321-5999 Fax (41) 3321-5159 leitor@gazetadopovo.com.br



