Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Cidadão atento

Rua Padre Anchieta

Gostaria de pedir ao órgão responsável pelas leis e implantações do trânsito de Curitiba que tome cuidado com a ideia da Via Calma na Rua Padre Anchieta, no Bigorrilho. É uma via com muitos prédios residenciais e comerciais. Já é uma dificuldade transitar e estacionar nela, devido ao grande número de garagens, com um constante fluxo de carros. Acho a ideia interessante apenas para os poucos ciclistas da cidade, os quais poderiam ter essa via em uma rua calma também.

Ninon Moraes

Resposta: A Rua Padre Anchieta faz parte do projeto de requalificação do transporte coletivo do Eixo Oeste, dentro do PAC da Mobilidade do governo federal. A principal ação é a ampliação da largura da canaleta, com a eliminação de vagas de estacionamento, para permitir a ultrapassagem de ônibus quando outros coletivos estiverem parados nas estações-tubo. As intervenções serão semelhantes às que foram feitas na Avenida João Gualberto, em frente do Edifício Delta, dando passagem para apenas um veículo motorizado nas vias laterais às estações-tubo. A presença constante de ciclista deverá dar novo impulso ao comércio local, porque as facilidades ao trânsito de bicicletas poderão estimular o uso deste transporte pelos moradores, para compras ao longo da avenida. É preciso lembrar que ciclistas também fazem compras, têm renda e querem comodidades semelhantes àquelas concedidas aos que se deslocam de automóvel. Com as modificações viárias em Curitiba pretende-se colocar a cidade num outro patamar de mobilidade, mudando hábitos e incentivando a população a aderir à bicicleta para seus deslocamentos habituais, em especial os de curta distância.

Comentário da leitora: Acho que a teoria e a intenção são boas, mas a prática é outra coisa. Sou usuária de bicicleta há muitos anos e falo com propriedade sobre o assunto. É impossível fazer compras de bicicleta. Como levar a mercadoria? O que fazer contra os vários roubos de bicicletas, mesmo acorrentadas aos postes? Como enfrentar nosso clima instável a maior parte do ano? Jamais as pessoas serão incentivadas a ir às compras de bicicleta! É algo surreal e utópico. A bicicleta é utilizada para passeios, principalmente ao Parque Barigui, próximo à Rua Padre Anchieta. Que se faça essa via na Rua Princesa Isabel ou Júlia da Costa, não na Rua Padre Anchieta, onde há uma infinidade de prédios, um ao lado do outro, muitos bancos e onde existe imensa dificuldade de estacionamento e entradas e saídas de garagens. Estamos colhendo milhares de assinaturas dos moradores e comerciantes contra essa ideia. Esperamos ser consultados e ouvidos.

Pedras soltas

Sou morador do Bigorrilho, próximo do Evangélico, e trabalho perto da Praça Osório. Faço esse trecho a pé, pela Rua Carlos de Carvalho, acompanhei com alegria a transformação da rua e a considero uma das mais bonitas de Curitiba, com belas calçadas, árvores, iluminação noturna muito eficiente. Ocorre que, nas entradas de carros, as pedras estão quebrando e se soltando, não estão tendo manutenção, logo estarão um caco. E na frente do Au-Au há um rolo de cabo solto há dois meses e ninguém retira.

Luiz Fernando Gottschild

Resposta: A prefeitura respondeu que já acionou a empreiteira responsável pela obra da Rua Carlos de Carvalho para que verifique a situação relatada pelo leitor e faça os reparos necessários. Também está agindo para que a empresa responsável pelos cabos soltos na rua tome providências para retirar ou readequar a fiação.

* * * * *Buraco na rua? Ônibus demorado? Saneamento ineficiente? Corte de energia? Se você tem comentário a fazer sobre os serviços públicos, entre em contato com a coluna. As mensagens selecionadas serão publicadas às segundas e quintas-feiras. CENTRAL DE ATENDIMENTO AO LEITOR Praça Carlos Gomes, 4 – CEP 80010-140 – Curitiba, PR – Telefone (41) 3321-5999 – Fax (41) 3321-5159 – leitor@gazetadopovo.com.br

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.