
Passei três vezes na Rua Desembargador Motta, que está com um trecho em obras a partir da esquina com a Augusto Stelfeld. Nesse ponto alguns agentes da Diretran desviam o tráfego, mas o caos já se instala. Na terceira vez, lembrei-me da confusão e mudei meu caminho para a Rua 24 de Maio, que estava vazia. Eu me pergunto: por que a Diretran não coloca sinalização com algumas quadras de antecedência, orientando aos motoristas caminhos alternativos antes de ficarem presos junto às obras?David de Carvalho
Resposta
A Urbs vai reforçar a sinalização nas ruas onde há obras do Anel Viário Central, principalmente nas ruas Brigadeiro Franco e Desembargador Motta. Nesses locais serão implantadas faixas informativas indicando os desvios mais adequados para cada trecho.
Obras no Boqueirão
Ha muitos anos não vemos tantas obras em torno do Carmo, no Boqueirão. O que deveria ser motivo de alegria, acaba sendo um transtorno insuportável. A falta de sinalização dos desvios e ruas alternativas tornaram uma aventura demorada e perigosa cruzar pela Marechal Floriano. Isso aliás parece ser uma rotina nas obras promovidas pela prefeitura. Foi assim com a Linha Verde e com as recentes obras na Marechal Floriano. As ruas para onde se desviou o trânsito em virtude das obras, estão intransitáveis. Enquanto durarem as obras, precisamos de competência das empreiteiras e fiscais de trânsito.
José Luiz F. da Trindade Oliveira Viana
Resposta
A pedido da prefeitura, a empreiteira responsável pelas obras na avenida Marechal Floriano Peixoto vai reforçar a sinalização indicativa de desvios e caminhos alternativos, informa a administração municipal.
Acessibilidade
Trafegando diariamente pela Rua Mamoré (no trecho entre Rua Jacarezinho e Rosa Saporski), tenho observado a dificuldade dos pais e acompanhantes para desembarcar crianças em cadeiras de rodas na escola de educação especial localizada na esquina da Rua Jacarezinho. Sugiro à prefeitura de Curitiba que refaça com urgência as calçadas dos dois lados naquela quadra, criando também rampas de acesso para facilitar a acessibilidade no local.
Vivian Curial Baêta de Faria
Resposta
Estudos feitos pela Urbs mostraram que medidas para melhorar a sinalização e as calçadas da rua Mamoré não seriam suficientes para facilitar as operações de embarque e desembarque dos estudantes da escola Vivian Marçal, por causa da topografia da área, responde a prefeitura. Por isso foi desenvolvido um projeto que prevê um novo acesso à escola Vivian Marçal, pelo estacionamento da Escola Estadual Guido Straube, com entrada pela Rua Julia Saporski. As negociações para viabilizar o projeto estão em andamento.
Estacionamento
Na Rua Mateus Leme na altura do número 2.800, onde se inicia a Rua Deputado Fernando Ferrari, deveria ser proibida a parada e o estacionamento de veículos ao lado direito da rua. Inviabiliza o trânsito, principalmente quando o motorista deseja virar à esquerda para a Rua Deputado Fernando Ferrari.
Edson Barboza de Castro
Resposta
Em atenção à queixa do leitor, a Urbs responde que vai verificar a necessidade de implantar proibição de estacionamento no local indicado.
* * * * *
Buraco na rua? Ônibus demorado? Saneamento ineficiente? Corte de energia? Se você tem comentário a fazer sobre os serviços públicos, entre em contato com a coluna.
As mensagens selecionadas serão publicadas às segundas e quintas-feiras.
CENTRAL DE ATENDIMENTO AO LEITOR - Praça Carlos Gomes, 4 CEP 80010-140 Curitiba, PR Telefone (41) 3321-5999 Fax (41) 3321-5159



