• Carregando...
 |
| Foto:

Solicitei diversas vezes pelo telefone 156 a limpeza de um terreno baldio localizado na Rua Benjamin Cavet, ao lado do n.º 145, no São Braz, e me respondem que o terreno está limpo. Da varanda de meu quarto vejo o terreno que está com mato muito alto, madeiras espalhadas pelo terreno, tapumes de madeira se desfazendo no tempo e caliça e mato obstruindo a calçada. E a resposta foi que o terreno está limpo. Na minha residência e na de vizinhos têm aparecido ratos e baratas, o que não acontecia desde que solicitei a limpeza do terreno, há dois anos. Acho que ninguém apareceu e fica mais fácil dizer que o terreno está limpo.

Isabella Lins

Resposta

A prefeitura respondeu que notificou o proprietário a fazer a limpeza do terreno. Caso não tome as providências no prazo previsto pela legislação municipal, será multado, promete a administração municipal.

Lixo

Já fiz solicitação pelo telefone 156 sobre problemas de lixo acumulado na Rua José Augusto Fiorenzano e não obtive resposta alguma. Vários vizinhos têm ligado para o telefone da prefeitura, porém não somos atendidos em nossas reclamações. O matagal está tomando o lugar da calçada e com o início das aulas as crianças não têm lugar para andar de forma segura.

Pericles Scholz

Resposta

De acordo com a prefeitura, a coleta do material foi incluída no calendário de coleta especial e a administração promete fazer roçada na área e serviços de manutenção de pavimento. O lixo depositado por moradores no local é constituído de restos de madeira e de telhas, além de lâmpadas fluorescentes. A prefeitura diz que os cidadãos devem observar o calendário dos serviços de recolhimento de lixo comum, lixo reciclável e lixo tóxico, que pode ser consultado no site www.curitiba.pr.gov.br, e seguir as orientações do serviço de Limpeza Pública, quanto ao acondicionamento, locais, datas e horários de coleta. O prazo mínimo para recolhimento especial é de 15 dias úteis e o serviço atende pedidos por ordem de data de registro no serviço 156.

Trânsito

É inadmissível o descaso por parte da Diretran sobre as infrações de trânsito ocorridas nas ruas Costa Rica (Bacacheri) e Vicente Machado (Batel). Há irregularidade de motoristas que estacionam seus carros em cima das calçadas, impossibilitando o direito de pedestres transitarem por um local que lhes pertence. No dois exemplos o problema se dá próximo a um bar/casa noturna. Tudo parece ser muito "normal" para os padrões da Diretran, que nada faz. Compreendo que pode ser complicado verificar todas as ocorrências em Curitiba, porém mais complicado ainda é sair de casa, seja para ir comprar pão ou trabalhar, e ter o direito constitucional de ir e vir privado.

Vítor Luiz da Costa

Resposta

A Diretran respondeu que vai intensificar a fiscalização nos locais mencionados pelo leitor, para coibir as irregularidades relatadas. A prefeitura diz que a questão do comportamento dos condutores no trânsito tem sido tratada em campanhas feitas por meio da mídia ou ações desenvolvidas pelas equipes da Urbs nos mais diversos espaços públicos. Infelizmente as irregularidades e imprudências são recorrentes. A população pode colaborar com o trabalho de fiscalização comunicando as irregularidades constatadas ao serviço 156. A ocorrência é comunicada à central da Diretran, que aciona a viatura que estiver mais próxima ao local para tomar as providências previstas no Códico Nacional de Trânsito.

* * * * * *

Buraco na rua? Ônibus demorado? Saneamento ineficiente? Corte de energia? Se você tem comentário a fazer sobre os serviços públicos, entre em contato com a coluna.

As mensagens selecionadas serão publicadas às segundas e quintas-feiras.

CENTRAL DE ATENDIMENTO AO LEITOR

Praça Carlos Gomes, 4 – CEP 80010-140 – Curitiba, PR Telefone (41) 3321-5999 – Fax (41) 3321-5159

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]